Um dos destaques foi a previsão de que o custo anual do PERSE não ultrapassa R$ 6,4 bilhões
No dia 29 de fevereiro, foi realizada uma coletiva de imprensa on-line, promovida pelas entidades ligadas aos setores de eventos e turismo, para apresentar os resultados do estudo realizado pela Tendências Consultoria sobre o custo real do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE).
Durante o encontro, foram apresentados os principais resultados do estudo, que teve como base os dados oficiais de receita das notas fiscais (NFe) e da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE. Um dos destaques foi a estimativa de que o custo anual do PERSE não ultrapassa R$ 6,4 bilhões, contrariando as projeções sugeridas pelo Governo Federal.
A Tendências Consultoria detalhou as fontes e procedimentos do estudo, e focou na estimativa do custo efetivo do programa e considerando uma implementação adequada da política sobre o grupo de atividades elegíveis ao PERSE. Além disso, foram apresentadas as razões pelas quais o setor ainda necessita das condições previstas no programa, estruturado para cinco anos.
Diversas entidades estiveram envolvidas na coletiva, incluindo a Associação Brasileira de Parques e Atrações (Adibra); Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), Associação Brasileira de Eventos (ABRAFESTA), Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE), entre outras. A presença dessas entidades demonstrou a união e a representatividade do setor diante das questões abordadas.
Após a coletiva, as entidades participantes continuarão trabalhando em conjunto para defender os interesses do setor de eventos e turismo, utilizando as informações apresentadas no estudo como base para suas ações. Estratégias serão desenvolvidas para buscar apoio governamental e promover políticas que fortaleçam o setor e contribuam para sua recuperação e crescimento.
Ato de Mobilização Nacional em defesa da manutenção do PERSE
Nos dias 5, 6 e 7 de março será realizado uma grande mobilização na Câmara dos Deputados em Brasília, marcando a defesa do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE). O evento contará com a participação da diretoria da Associação Brasileira de Parques e Atrações (Adibra), junto com o Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), além de outros empresários e profissionais do setor de turismo, cultura e entretenimento de todo o país. O objetivo é unir forças para conscientizar sobre a importância de manter as conquistas do programa, ameaçado de extinção pela Medida Provisória (MP) 1.202/2023.
Agenda de Mobilização - Brasília
Datas: 5 a 7 de março
Dia 5
9h - concentração na entrada do anexo II do Senado Federal e credenciamento
10h às 13h – Ato em Defesa do PERSE no Plenário do Senado Federal
13h às 15h – Horário de almoço
15h às 18h – Visita aos gabinetes – Senado Federal e Câmara dos Deputados
Dias 6 e 7
9h às 12h e 14h às 18h - Visita aos gabinetes – período reservado para a continuação das visitas para a mobilização dos parlamentares
Para conferir outras informações sobre a mobilização em prol do PERSE, basta acessar o link