Diversão de luxo: Louis Vuitton quer transformar área histórica de Paris em parque temático

Obras começaram em setembro e devem durar oito meses

A gigante francesa de produtos de luxo LVMH, dona das marcas Louis Vuitton e Dior, quer transformar o Jardin d'Acclimatation de Paris, de 157 anos, em um dos três principais parques temáticos da França, em um plano orçado em de €60 milhões (R$ 273 milhões).

A LVMH, que administra o parque desde 1984, tem uma participação de 80% em uma parceria com a Compagnie des Alpes, desenvolvedora de parques temáticos e resorts de ski. Ano passado, autoridades parisienses renovaram a concessão da LVMH para a área de 18 hectares no oeste da cidade, abrindo caminho para a reforma do jardim e de suas atrações. O contrato de concessão tem duração de 25 anos.

As obras para a construção de 17 novas atrações começou no dia 4 de setembro e a previsão é de que até 1º de maio de 2018 já estejam concluídas. A Compagnie des Alpes e a LVMH, controladas pelo bilionário Bernard Arnault, querem elevar o número de visitantes anuais do parque dos atuais dois milhões para cerca de três milhões até 2025, o que o ainda o deixaria atrás da Disney de Paris, mas à frente do Parc Asterix.

“Nosso objetivo é que o Jardin d’Acclimatation fique em segundo ou terceiro lugar entre os parques temáticos da França”, disse Delphine Pons, chefe de desenvolvimento da Compagnie des Alpes, em coletiva de imprensa.

Em março, Arnault tornou público seus planos de revitalizar um prédio público que abrigava o Museu Nacional de Artes e Tradições Populares, vazio desde 2005. O edifício fica próximo da Fundação Louis Vuitton, que, por sua vez, fica ao lado do Jardin d'Acclimatation. O objetivo é abrir um centro de artes e trabalhos manuais. A renovação vai custar 158 milhões de euros (cerca de R$ 590 milhões) e ficará a cargo do arquiteto Frank Gehry.

Fonte: O Globo