Ação visa garantir que cada vez mais crianças em condição de vulnerabilidade social tenham momentos de muita alegria e diversão
O Dia Nacional da Alegria (DNA) chegou à sua 15ª edição com a expectativa de atender mais de 40 mil crianças em condição de vulnerabilidade social em 11 Estados, e alcançou a meta estabelecida. No ano passado, foram contempladas pouco mais de 35 mil crianças. Idealizado pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT), o movimento teve início em 2008, já assistiu a 500 mil crianças, e conta com o apoio da Associação Brasileira de Parques e Atrações (Adibra).
Esse aumento no número de crianças atendidas ocorreu graças ao contínuo crescimento de parques e atrações turísticas que aderem ao movimento a cada ano. No ano passado, por exemplo, o parque temático Alles Park, de Santa Catarina, e a Roda Rico, de São Paulo, participaram da ação pela primeira vez. Neste ano, o Parque do Cristo, em Minas Gerais, e o Nascente Azul, no Mato Grosso do Sul, também estrearam no evento.
Além do aumento da participação dos parques e atrações, o SINDEPAT, como idealizador do movimento, e a Adibra, que apoiou a ação desde sua criação, ampliaram a realização do DNA de apenas um dia, no início, para uma semana completa. Isso permitiu que mais parques e atrações fossem capazes de participar da ação. Desde o ano passado, a Associação de Parques e Atrações da Serra Gaúcha (Apasg) também se tornou apoiadora da ação.
Neste ano, a semana do DNA ocorreu de 8 a 12 de abril, mas houve parques que realizaram o movimento no fim de semana anterior e outros que participarão na próxima semana. Afinal, a prioridade do DNA é garantir que cada vez mais crianças tenham momentos de muita alegria e diversão.