Panorama Setorial é abordado em webinar realizada pela ADIBRA Educação

Encontro contou com os palestrantes Pedro Cypriano e Giovanna Cagni, que ressaltaram a importância do estudo para entender os investimentos e o crescimento do setor

Com um número expressivo de participantes, a ADIBRA Educação realizou em 21 de maio um webinar exclusivo para seus associados. O evento teve como foco a apresentação da 2ª edição do estudo "Parques, Atrações Turísticas e Entretenimento no Brasil – Panorama Setorial e Novos Investimentos". Esse estudo destacou o aumento da oferta mapeada em relação ao panorama de 2023 e o crescimento no volume de investimentos no setor. Segundo as informações fornecidas pela Associação Brasileira de Parques e Atrações (ADIBRA), pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT) e pela Noctua Advisory, o setor de parques e atrações turísticas tem investimentos previstos de R$ 15,5 bilhões para os próximos anos.

O evento contou com painelistas como o fundador e sócio-diretor da Noctua Advisory, especializado em investimentos e gestão estratégica, Pedro Cypriano, e a consultora da Noctua Advisory, especialista em entretenimento e hotelaria, Giovanna Cagni.

Nesta edição, 755 empreendimentos foram identificados. Juntos, eles receberam 128 milhões de visitantes ao longo de 2023, respondendo por um faturamento de R$ 8,2 bilhões. O crescimento de 50% em relação aos estabelecimentos mapeados na primeira versão do estudo é resultado da inclusão, especialmente, de empresas de pequeno e médio porte, além da ampliação da capilaridade do estudo. “A cada ano, temos como objetivo ampliar a amostra analisada no estudo para retratar, com cada vez mais solidez, a pujança do entretenimento no Brasil”, explica o fundador da Noctua, Pedro Cypriano. “Além das grandes empresas e das cidades primárias, incluiremos cada vez mais negócios e destinos também de pequeno e médio porte”, completa.

Os palestrantes destacaram ainda que, além dos principais dados apresentados, é fundamental compreender o significado prático por trás desses números. O aumento nos investimentos projetados reflete um crescente reconhecimento da importância do setor de parques de diversões e atrações para o desenvolvimento econômico do país, impulsionando a criação de empregos e oportunidades de negócios. Além disso, contribui para o enriquecimento da oferta de lazer e entretenimento em diversas regiões do Brasil.