Artigo do diretor de Parques Itinerantes da Adibra, Rodger Augusto foi publicado na edição 102 da revista Adibra News
Este ano, a diretoria de Parques Itinerantes tem investido em aumentar a presença da Adibra nesse segmento.
Temos focado no contato com fornecedores e operadores não associados, mostrando os frutos de fazer parte da Associação. Realizamos diversos convites a parques não associados para eventos e encontros, e conversamos com os operadores que ainda não fazem parte da Associação, para trabalharmos em conjunto, defendendo a categoria de uma melhor maneira.
Para os associados, continuamos com o apoio e orientação em relação à manutenção e normas de segurança dos brinquedos. Além disso, a Adibra tem pleiteado, juntamente com o Sindepat, a redução nas taxas de importação para resultar em um menor custo dos equipamentos.
Essa mudança é importante, já que vemos um crescimento no hábito do brasileiro de brincar mais. No entanto, atualmente, grande parte dos parques móveis segue a mesma linha de brinquedos, adquirindo o mesmo equipamento ou com temas muito semelhantes. Isso afeta o visitante que sempre está à procura de novidades.
Para resolver essa questão, outra ação que queremos implantar são eventos para unir e fortalecer os parques itinerantes do País. O plano é organizar esses encontros, não necessariamente em São Paulo, mas em um local onde esses parques móveis estejam mais concentrados.
Ações como essas são relevantes devido a grande tendência ao crescimento do segmento dos parques itinerantes. Cada vez mais empresas de diversos setores, como agropecuária, por exemplo, têm percebido a importância de se ter parques de diversões em seus eventos, já que é uma maneira de aumentar a visitação e a permanência do público.
O Brasil tem condições muito favoráveis para as operações móveis, já que consegue trabalhar de janeiro a janeiro, sem sofrer com condições climáticas como outros países.