Inovadora, educativa e interativa, a primeira FEC da Turma da Mônica será inaugurada no primeiro semestre de 2018 no Shopping Cerrado
A parceria entre a Mauricio de Sousa AO VIVO e a operadora ETM Brasil levará para o Shopping Cerrado, em Goiânia, a primeira Estação Turma da Mônica, um Centro de Entretenimento Familiar ou FEC (Family Entertainment Center), termo como é globalmente conhecido na indústria de diversões, de 1.600 m², com atrações inspiradas no incrível mundo das histórias em quadrinhos e desenvolvidas com base em conceitos temáticos, interativos e educativos. A inauguração ocorrerá no primeiro semestre de 2018.
As FECs têm como missão maximizar a diversão em família e proporcionar atividades novas e diversas para que todos possam desfrutar, assim como atua, em maior escala, um parque de diversões. Por exemplo, o Parque da Mônica, localizado em São Paulo, é um modelo de negócios diferente, uma vez que possui 12 mil m², característica que o torna o maior parque coberto da América Latina, responsável por um impacto positivo na indústria do entretenimento, além da atração turística para a cidade de São Paulo.
As FECs, por sua vez, possuem metragens que variam entre 800 m² e 3 mil m², com atrativos importantes aos shopping centers, uma vez que as áreas de entretenimento e de convivência familiar têm ganhado destaque dentre as opções de roteiro e lazer. A Estação Turma da Mônica, por seu modelo de negócio, é uma FEC, cujo core business é o licenciamento.
O acordo para a implantação da primeira Estação Turma da Mônica em Goiânia foi selado no último dia 5 de dezembro e contou com a presença do criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa; do Diretor da divisão de live experience do Grupo Mauricio de Sousa Produções, Mauro Sousa; do presidente da ETM Brasil, Álvaro Mendes Pereira, dos executivos da CCP Cyrela Comercial Properties, e do Superintendente do Shopping Cerrado, Humberto Moreira.
“O projeto da Estação Turma da Mônica está sendo desenvolvido há quase três anos e prevê a implantação de dezenas de unidades no Brasil e no exterior a partir de 2018, por isso, faz parte do plano de internacionalização da marca Turma da Mônica, por meio da live experience. A FEC, inclusive, já está preparada para implantação no exterior em um futuro próximo,” comenta o diretor da Mauricio de Sousa AO VIVO, Mauro Sousa.
Goiânia será a primeira cidade a receber a FEC e os planos da Mauricio de Sousa AO VIVO preveem a expansão do modelo, que está alinhado com a mudança do perfil dos shoppings, que deixou de ser apenas um polo varejista para se tornar referência em entretenimento para toda a família. “Estamos muito animados com a concretização desse primeiro projeto e mais satisfeitos ainda por lançá-lo em Goiânia, a segunda cidade mais populosa do Centro-Oeste. A partir dessa inauguração, focaremos as implantações da Estação Turma da Mônica nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil”, ressalta Mauro.
O investimento estimado na FEC está entre R$ 3 milhões e R$ 5 milhões, dependendo da metragem e localização. “Comparando com um parque, como o Parque da Mônica, que, quando inaugurado obteve aporte de R$ 38 milhões e a alta dificuldade em se encontrar um espaço grande o suficiente, estamos muito otimistas com o sucesso da Estação Turma da Mônica, que, por suas características, é um modelo bastante eficiente e replicável, ideal para proporcionar a expansão do live experience, por meio de projetos educativos e de entretenimento com a Turma da Mônica dentro e fora do Brasil”, ressalta Mauro.
O aporte de R$ 5 milhões voltado à inauguração da FEC demonstra a força do Shopping Cerrado para o público goianiense. “Foram alguns meses de negociação entre a operadora ETM Brasil e o Shopping Cerrado para trazer a Estação Turma da Mônica ao shopping. Nosso objetivo é proporcionar momentos de entretenimento às famílias, com inovação, interatividade e a alegria que só a Turma da Mônica pode oferecer”, comenta o superintendente do Shopping Cerrado, Humberto Moreira.
Para o presidente da ETM Brasil e de um grupo que opera FECs no Brasil, Álvaro Mendes Pereira, fazer parte da implantação do projeto e operar a Estação Turma da Mônica é a realização de um grande sonho, que abre portas para novas ideias. “A parceria com a Mauricio de Sousa AO VIVO é uma oportunidade que possibilitou a fundação da ETM Brasil, uma empresa criada exclusivamente para operar a primeira Estação Turma da Mônica. Foram alguns meses de trabalho árduo até concretizarmos o sonho de trabalhar com uma das marcas de maior credibilidade do entretenimento nacional. Estamos muito felizes por isso”, comemora Álvaro.
A primeira Estação Turma da Mônica será instalada no primeiro piso do Shopping Cerrado, com estrutura completa de lazer e conforto para os visitantes, com banheiros próprios, inclusive. Haverá também um espaço multiuso para a realização de eventos sociais, corporativos e educativos, chamado Praça Mauricio de Sousa. Além das diversas atrações, que levarão as crianças a uma viagem inesquecível pelo mundo da Turminha, a FEC terá uma loja com acesso comum para os visitantes do shopping, em que será possível adquirir produtos oficiais da Turma da Mônica.