Atração é visitada por 4,6 milhões de pessoas todos os anos
O Tivoli Gardens, em Copenhague, faz 175 anos em agosto. Um dos parques de diversão mais antigos do mundo é um símbolo dinamarquês, atraindo por ano 4,6 milhões de visitantes. Não pode ser comparado aos megacomplexos americanos, mas é a atmosfera de parque antigo, que mistura carrossel, montanha-russa, shows ao ar livre e algodão-doce, que fazem dele uma das principais atrações da Dinamarca. Walt Disney visitou o lugar e se inspirou na alegria que o Tivoli trazia à população para montar seu império.
Este ano, pela primeira vez, o parque está aberto durante todo o inverno. Ganhou iluminação especial para que os jardins pudessem ser apreciados à noite e um rinque de patinação no gelo, além de tendas para crianças menores com passeios por terras geladas em clima de conto de Hans Christian Andersen. Mas o verão é a temporada mais concorrida, quando o parque fica lotado e todos os brinquedos funcionam. O mais popular é uma montanha-russa de 1914, com carrinhos de madeira. Quem prefere aventuras radicais pode tentar a Golden Tower, que simula uma queda a 63m de altura, e o Vertigo, que vira o público de cabeça para baixo a 100 km/h.
O parque tem 23 restaurantes e 14 quiosques, ou seja, muitos moradores da cidade vão até lá só para comer, embora seja possível fazer piquenique em áreas especiais com vista para os jardins. O Tivoli é para todas as idades. Impossível não sair dali, pensando no parque homônimo, bem mais modesto, mas também icônico, que marcou os cariocas entre os anos 70 e 90. Informações: tivoli.dk/en.
Fonte: O Globo