Conheça o melhor parque de diversão dos EUA; não fica em Orlando

Cedar Point se intitula "a capital mundial da montanha-russa" com 18 montanhas-russas emocionantes que cobrem mais de 10 quilômetros de trilhos

A gente aqui do Parques Pelo Mundo vai falar hoje sobre um superparque de diversão nos Estados Unidos praticamente desconhecido dos brasileiros. 

Bem longe de Orlando, destino preferido dos brasileiros em viagem ao exterior, se esconde na região centro-leste norte-americana, um dos maiores e mais espetacular parque de todo o país.

Não por acaso, ele foi eleito recentemente como o melhor parque de diversão dos Estados Unidos em uma pesquisa nacional realizada pelo jornal "USA Today". Ser eleito o melhor parque de um país com mais de 400 parques, entre eles verdadeiros clássicos como a Disneylândia original na Califórnia, convenhamos não é uma tarefa fácil.

Localizado em uma península com uma praia particular no lago Erie, em Sandusky, Ohio, a Cedar Point se intitula "a capital mundial da montanha-russa" com 18 montanhas-russas emocionantes que cobrem mais de 10 quilômetros de trilhos. Um recorde, ao lado, do Six Flags Magic Mountain na Califórnia que também possui 18 incríveis montanhas-russas. O número é maior, acredite, do que a soma de montanhas-russas nos principais parques de Orlando.

Entre as montanhas-russas do Cedar Point, o primeiro destaque vai para a Top Thrill Dragster, inaugurada em 2003. Com 130 metros de altura (mais que o dobro da famosa Mako no SeaWorld, a mais alta de Orlando) e 190 km/h de velocidade máxima atingida em 3,8 segundos, ela é simplesmente a segunda mais alta e terceira mais rápida de todo o mundo.

Outra atração clássica é a Millenium Force. Inaugurada em 2000 e com 94 metros de altura, ela foi a primeira montanha-russa com mais de 90 metros de altura. Sua primeira queda tem um ângulo de 80 graus e velocidade máxima de 150 km/h. Desde o seu lançamento, a Millenium Force foi inúmeras vezes apontada pela crítica especializa como a melhor montanha-russa do mundo.

Já a Wicked Twister impressiona não apenas por ser a maior e mais rápida montanha-russa invertida do mundo, em que trilhos ficam sobre a cabeça e não sob os pés dos passageiros, mas também pelo seu formato em U. Ela tem 66 metros de altura e 116 km/h de velocidade máxima.

Outro destaque é a GateKeeper em que os passageiros voam ao lado dos trilhos sem nada sobre a cabeça ou sob os pés. Inaugurada em 2013, a GateKeeper fica bem na entrada do parque, custou cerca de R$ 100 milhões, tem impressionantes 52 metros de altura, velocidade máxima de 108 km/h e seis inversões.

Inaugurada em 2016, a Valravn é uma espécie de irmã mais nova, porém maior e mais rápida que a temida Sheikra no Busch Gardens, em Tampa.

Vamos aos números, a Valravn tem impressionantes 68 metros de altura, contra 61 da Sheikra; velocidade máxima de 121 km/h, contra 110 km/h; três inversões, contra apenas uma e seu trajeto é cerca de 10% maior.

Como se tudo isso não bastasse, o parque vai ganhar em 2018 a mais alta e rápida montanha-russa híbrida (estrutura de madeira com trilhos de aço) do mundo. A Steel Vengeance abre oficialmente no dia 5 de maio, com uma queda de 90 graus de 62 metros de altura, velocidade máxima de 119 km/h e quatro inversões.

A RMC fabricante da Steel Vengeance garante, no entanto, que o destaque dela será mesmo os muitos momentos de airtime ou gravidade zero, que é quando você descola do assento. Na verdade, ela será a montanha-russa recordista em tempo de airtime do mundo, com inacreditáveis 27,2 segundos.

Ao todo, o Cedar Point possui 71 atrações. Dessas, mais de 30 delas voltadas para as crianças, que ficam espalhadas por três áreas distintas. Duas delas dedicados ao Snoopy, Charlie Brown, Sally, Lucy, Linus, Woodstock, entre outros personagens da série Peanuts criada pelo cartunista norte-americano Charles Schulz. É possível ainda tirar fotos com os personagens.

O parque de 364 acres (mais de duas vezes o tamanho do Magic Kingdom em Orlando, por exemplo) foi inaugurado em 1870, sendo o segundo mais antigo parque de diversões continuamente operado no continente. O parque fica a cerca de 1h de carro do centro da cidade de Cleveland em Ohio e conseguiu manter um pouco da sensação de um parque clássico.

Aberto apenas durante os meses mais quentes do ano entre maio e outubro, o Cedar Point é o mais popular parque desse tipo nos Estados Unidos, com mais de 3,5 milhões de visitantes anuais. Além do parque de diversão, o complexo possui um parque aquático, o Cedar Point Shore, além de três resorts, um camping e uma marina, indicados para quem pretende passar mais de um dia por aqui.

Fonte: Catraca Livre