A História da Adibra

1989

O início

O brasileiro sempre foi amante da diversão e está entre os maiores consumidores de entretenimento no exterior. Porém, até 1989, o setor de parques ainda não tinha se consolidado no Brasil, com uma instituição que representasse, nacional e internacionalmente, os empreendimentos brasileiros da indústria de diversão.

No dia 17 de outubro de 1989, foi criada a Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (ADIBRA), que contou, desde o início, com o incentivo da IAAPA - International Association of Amusement Parks and Attractions, entidade estrangeira com mais de 80 anos, que congrega empresas como Walt Disney Company, Busch Gardens, Paramount Parks, entre outros.

1991

Evolução

A partir de então, o mercado brasileiro de parques e atrações de lazer iniciou seu crescimento. Por meio da ação decisiva da associação, foram criadas linhas de crédito no BNDES e FINEP e o IPI foi reduzido, assim como o imposto de importação de equipamentos. O setor começou a ser visto como parte importante do turismo nacional e, com incentivos, vários projetos saíram do papel, entre eles: Beto Carrero (1991),; Parque da Mônica (1993),; Wet'n Wild (1999); e Hopi Hari (1999).

2018

Hoje

Hoje, a associação reúne os mais importantes empreendimentos do País, com mais de 170 empresas filiadas, que representam cerca de 600 parques e fornecedores de serviços ao setor.

Desempenha importante papel para o setor, incluindo parques e atrações: temáticos, itinerantes, aquáticos, FECs , infláveis e trampolim

Realiza eventos nacionais e internacionais, bem como o Prêmio Catavento que homenageia líderes e personalidades e o Prêmio Maurício de Sousa que tem como objetivo fomentar e incentivar a indústria.

Promove a união e desenvolvimento sustentável do setor, consolidando a cultura da segurança e da excelência por meio da educação e capacitação, inovação, ética e responsabilidade social.