Quinze mil pessoas se divertem no DNPD em todo o País

Em sua 10ª edição, ação do Sindepat, que tem o apoio da Adibra, contou com a colaboração de 22 empreendimentos que receberam 150 instituições espalhadas pelo Brasil

Quinze mil pessoas, convidadas por 150 instituições e ONGs, participaram do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas (DNPD), em todo o País ao longo da semana de 2 a 6 de dezembro.  A iniciativa do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), com o apoio da Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra), celebrou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, data global estabelecida pela ONU, comemorada em 3 de dezembro.

Criada pelo empresário Marcelo Gutglas, presidente do Playland e Playcenter Family, a ação de cidadania, que se tornou tradição do setor de entretenimento, tem como objetivo conscientizar as empresas associadas ao Sindepat e a Adibra, sobre a importância da inclusão social ao receber milhares de pessoas com deficiência para se divertirem em seus parques e atrações. Foi também uma oportunidade de preparar ainda mais os empreendimentos para a ação de cidadania, pois, nesta edição, a ocasião contou com uma semana inteira de diversão e cada parque pôde escolher o melhor dia para a mobilização.

O Playcenter Family escolheu o dia 3 de dezembro para abrir as portas gratuitamente e viabilizar a acessibilidade de pessoas com deficiência em todos os ambientes de lazer do parque, para que elas pudessem viver uma experiência inesquecível de encantamento e diversão. Foi um dia especial e repleto de emoção para os convidados e os apoiadores que tiveram a oportunidade de doar seu tempo e disposição. O evento foi realizado em parceria com a Regispel, Unik, DTC e Cores e Pinturas.

Para a coordenadora da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e voluntária esportiva, Larissa Ripani, entidade que participou do DNPD no Playcenter Family, foi um dia mágico! “A data de hoje foi muito importante. Nossas crianças sorriram, brincaram e principalmente sentiram-se incluídas!”, comemorou.

O Magic City fez parte da ação pela primeira vez, recebendo aproximadamente 230 convidados, entre PcD, monitores e acompanhantes. Três entidades assistenciais da região estiveram no parque: Centro de Convivência de Suzano, Centro de Inclusão e Apoio ao Autista de Guarulhos e Associação Atitude do Bem, também de Guarulhos, que aproveitaram o dia para curtir as piscinas, toboáguas e brinquedos do parque de diversões do complexo.

Segundo o gerente de Marketing do Magic City, Marcelo Camargo, a data é importante porque além de proporcionar um dia especial para pessoas que talvez não tenham a oportunidade de frequentar atrações como essas, é também uma maneira do parque avaliar como melhorar ainda mais sua estrutura e acessibilidade. “O Magic City realiza diferentes ações sociais durante todo ano e acreditamos que é possível contribuir no desenvolvimento e inclusão dos participantes. Com nossas atrações, pudemos levar sensações diferentes e proporcionar um dia de muita alegria”, comemorou.
O Wet’n Wild também escolheu o dia 3 de dezembro para receber aproximadamente três mil visitantes de 40 entidades assistenciais de São Paulo, Guarulhos, Cotia, Jundiaí, Campinas, Americana, Itupeva, Vinhedo, Louveira, entre outras cidades da região.

“Atividades como essa comprovam o grau de responsabilidade social e a importância que as empresas do segmento dão ao direito constitucional de todas as pessoas terem acesso à diversão. E é uma alegria podermos proporcionar às pessoas, com algum tipo de necessidade especial, uma experiência que desperte encantamento e emoção”, explicou o presidente do Wet’n Wild, Alain Baldacci.
Para Willian Barbosa, da Associação Convivendo e Aprendendo com o Autismo (ACAAUT), de Curitiba, que esteve no Beto Carrero World, de Penha (SC), a iniciativa foi maravilhosa e passou uma mensagem importante para a sociedade e para as pessoas com deficiência, de que elas não precisam se isolar. Mesma opinião teve Jeannine Maier, da Associação Materna de Apoio e Empreendedorismo (Amae) da capital paranaense, que também esteve no Beto Carrero. “É importante esse direito à acessibilidade para mostrar para todas as famílias que elas podem vir que os parques estão preparados”, enfatizou. O Beto Carrero World recebeu mais de duas mil pessoas de 20 instituições.

Renata de Oliveira, mãe do George Costa, autista, esteve com o filho no Beach Park, em Aquiraz (CE). “É incrível ver a felicidade e o conforto que nós tivemos, em um local que acolheu o autista com suas demandas e limitações”, contou. “Tivemos todo o cuidado em fazer o treinamento dos colaboradores. Mas nada substituiu essa interação e essa vivência com as crianças”, afirmou Ícaro Florêncio, supervisor do Beach Park, que adotou um sistema de pulseirinhas para identificar as crianças autistas.

Já o Parque da Mônica optou por receber cerca de 400 convidados junto com o público diário do parque, uma forma que o empreendimento entendeu de estimular a inclusão dos convidados junto a outros visitantes.

O Snowland, de Gramado (RS), que também realizou a sua ação social, recebeu integrantes de entidades de três cidades, Canela, Gramado e Erechim.

De acordo com o Sindepat, no total, 22 empreendimentos colaboraram com a iniciativa em todo o País. Já os associados da Adibra também participaram da festa com um número expressivo de parques e atrações.  Para o presidente da Associação, Francisco Donatiello, esse é o dia de trabalho mais gratificante do ano. “É nessa data que observamos o retorno de satisfação e alegria que podemos causar com essa maior inclusão de pessoas. É um trabalho que vamos fazer cada vez mais, não somente nesse dia, mas durante todo o ano”, declarou.