Com crescimento de 32% no número de visitas em relação a 2018, parque temático apresentou a Virtual Montezum, prevista para estrear ainda no primeiro semestre
O Hopi Hari, parque temático em Vinhedo (SP), anunciou um aumento do número de visitantes de 32% (732.822 pessoas) em 2019, em relação ao ano anterior – a receita foi ampliada em 36,3%. Já o ticket médio, ou seja, a quantia per capita gasta durante as visitas, também foi ampliado em 31% – o parque nunca teve tantas opções gastronômicas, e de itens à venda como em 2019. A receita total, de aproximadamente, R$ 55 milhões em 2018, passou a R$ 75 milhões em 2019.
Foi também durante o 1º Enkontri de Jornalistas que o empreendimento anunciou, depois de oito anos, uma nova atração: a Virtual Montezum. O simulador de montanha-russa, projetado e construído no parque, entrará em operação no Cinemotion e está previsto para estrear neste primeiro semestre.
“O principal valor que norteia nossa gestão, desde que assumimos o Hopi Hari em 2019, é a transparência. Por isso, para nós, é importante ter relação próxima com a imprensa, que vai se aprofundar ainda mais ao longo do tempo. Tenho certeza de que este é o primeiro de muitos encontros”, pontuou o presidente, Alexandre Rodrigues.
Além dos ganhos no campo da sustentabilidade financeira, 2019 ficou marcado pela retomada de diálogos com uma série de parceiros de longa data, como a Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra), a mais representativa do setor no âmbito nacional, e até mesmo outros parques, como o Beto Carrero World. O Hopi Hari participou ainda da IAAPA, feira internacional que reúne os maiores players do mercado. Lá, concorreu ao 1º Prêmio Mauricio de Sousa, promovido pela Adibra.
Além de seus eventos consagrados, como a Hora do Horror, Natal Mágiko e Férias Spetakularis, o parque tem investido em atrair grandes artistas para que realizem seus shows no País Mais Divertido do Mundo. Desta forma, é possível aliar uma grande estrutura de brinquedos radicais e familiares ao entretenimento do mundo musical. O objetivo? Transformar o Hopi Hari em uma plataforma de eventos.
Virtual Montezum
Primeira atração 100% projetada e desenvolvida dentro do Hopi Hari, a Virtual Montezum, um simulador de montanha-russa, vem para proporcionar àqueles que não vão a gigante de madeira, seja por motivos de saúde, medo ou altura insuficiente, a experiência de escorregar pela maior montanha-russa de madeira da América do Sul sem sair do lugar. A atração ficará em cartaz no Cinemotion, na região de Aribabiba, a capital do parque, e está prevista ainda para este semestre.
A partir da ideia e da prova de conceito, desenvolveu-se um acelerômetro, giroscópio e magnetômetro. O aparelho, aparafusado ao chão do trem da Montezum, capta rotação, posição e aceleração do carrinho. Ao mesmo tempo, uma câmera registra em áudio e vídeo o trajeto. Posteriormente, os dados obtidos são processados e sincronizados ao vídeo e ao movimento das plataformas que sustentam as cadeiras. Desta forma, é possível atenuar as sensações da montanha-russa real: o cérebro do visitante faz todo o trabalho, enganando seus sentidos.
A atração mais icônica e procurada do parque compõe também o logotipo do Hopi Hari: a popular “ameba” que simboliza o País Mais Divertido do Mundo, é uma reunião das curvas da própria Montezum.
Hopi Hari
O Hopi Hari é um dos maiores parques temáticos da América Latina e está localizado a 15 minutos de Campinas e a meia hora de São Paulo, em Vinhedo, interior paulista. O parque foi revitalizado e conta com infraestrutura completa para receber famílias, escolas, excursões turísticas e amantes de parques de todo o país.
São cinco regiões temáticas distribuídas em 760 mil metros quadrados: Kaminda Mundi, Infantasia, Aribabiba, Wild West e Mistieri. O Hopi Hari conta ainda com o Hadikali, único SkyCoaster em operação no país, além da mais alta, mais extensa e mais rápida montanha-russa da América do Sul: a Montezum.
O parque oferece mais de 40 atrações para todas as idades, mais de 20 pontos de alimentos e bebidas (incluindo comida vegana), bebedouros, enfermaria, sanitários, fraldários, área para amamentação e estacionamento para cinco mil veículos.