Ações vão desde arrecadação de alimentos para famílias carentes, até a distribuição de ingressos gratuitos aos profissionais da saúde
Em todo o Brasil, vários parques de diversões e atrações turísticas têm se mobilizado para auxiliar as famílias que estão passando por dificuldades nessa crise, por conta da pandemia do novo coronavírus. Além dos parques citados na matéria do Ministério do Turismo, como o Beach Park, Alpen Park, Wet’n Wild, Hot Park, Grupo Cataratas e Complexo Hot Beach Olímpia, outros empreendimentos também se solidarizam com quem está na linha de frente da disseminação da doença.
Hopi Hari - Como forma de demonstrar gratidão pelos serviços prestados no combate à pandemia de COVID-19, o Hopi Hari, parque temático em Vinhedo (SP), oferece aos profissionais da área da saúde um mês para se divertir no País Mais Divertido do Mundo com entrada gratuita. A promoção começa a valer a partir da reabertura do parque, cuja data será divulgada assim que tudo isso passar.
"Essa é nossa forma de dizer 'danki di tum tum', que em hopês significa 'obrigado de coração', aos profissionais que estão em postos de saúde, hospitais, laboratórios e outros equipamentos de saúde na linha de frente, combatendo a pandemia e salvando milhões de vidas", explica o presidente, Alexandre Rodrigues.
Os profissionais interessados devem preencher formulário disponível no site www.hopihari.com.br para se cadastrar. No dia da visita, basta apresentar um documento oficial que comprove a vinculação à área da saúde. Além disso, quem quiser levar toda a família pode aproveitar o passaporti De Volta ao Hopi, que garante entrada a R$ 59,90 por pessoa.
Snowland – Fazer as pessoas, mesmo à distância, se sentirem como parte integrante do parque, com os objetivos alinhados à estratégia, foi a aposta do Snowland frente à pandemia do Coronavírus. Cartada que deu certo!
Na contramão das demissões que vêm acontecendo em todo o País, o parque situado em Gramado (RS), adotou uma forma criativa de manter os 263 profissionais engajados, qualificados e conectados, mesmo em isolamento social.
A partir de ações ancoradas em três pilares: Treinamentos, Desafios e Produtividade, o setor de Desenvolvimento Humano – DH implantou soluções dinâmicas para aproximar e instigar as equipes, mantendo o foco e transformando o problema em oportunidade. “A ideia veio da urgência de criar, em pouquíssimo tempo, um planejamento, com data para começar, mas não para terminar”, conta o diretor executivo, Paulo Mentone, que completa: “A Educação Corporativa, que estava programada para ocorrer a longo do ano, chegou antes do previsto, mas vai se manter inclusive, após a pandemia”.
Para isso, foram mapeados cursos nacionais e internacionais on-line sobre temas relevantes e propostos para os funcionários como atividades de capacitação. “A participação não é obrigatória e, mesmo assim, estamos tendo um resultado significativo de adesão”, informa Mentone, que explica: “Cada certificado é válido como horas trabalhadas”.
Há mais de três anos atuando como promotora de vendas do Parque, Evanise Soares aproveitou a iniciativa para realizar 11 cursos que considerou importantes para o cargo que ocupa, como o “Relacionamento Interpessoal no ambiente de trabalho”, promovido pelo Sesi. “Os conteúdos disponibilizados estão sendo muito relevantes para o meu aprendizado e reciclagem. Trabalho na loja Snowland do aeroporto de Porto Alegre e, no dia a dia, atendo e convivo com pessoas de diferentes perfis e lugares. Aprimorar a forma de lidar com cada uma delas será uma valiosa ferramenta que usarei para alcançar sucesso nas vendas”, avalia ela, que complementa: “O cuidado que o DH teve, informando e orientando, fez com que eu não me sentisse perdida. Me deu segurança”.
Mesmo sendo com participação voluntária, o atendente da estação de esqui, Alberto Correa, que está em suspensão de contrato de trabalho desde a segunda quinzena de abril, conforme a MP 936, já realizou 18 cursos, e promete não parar. Entre as qualificações realizadas está o “Postura e Imagem Profissional”, promovido pela Fundação Bradesco. “Tenho aproveitado muito os treinamentos disponibilizados, pois acredito que servirão como importantes ferramentas quando o Snowland reabrir”, destaca ele, que atua há 3,5 anos na empresa.
A supervisora de receitas internas Ana Kioquetta entrou de cabeça nos treinamentos. A profissional realizou 24 cursos, dentre os quais estão “Importância do Feedback” e “Gerenciamento com Excelência”, respectivamente do Sesi e Sest Senat. “Mesmo à distância por causa do isolamento social, me sinto extremamente conectada com o Parque. Isso me dá ânimo para focar nos estudos e aprimorar a gestão das minhas equipes, atuando com resultados de alta performance em vendas e atendimento”, considera ela, que há 6,5 anos faz parte do quadro funcional.
De acordo com Mentone, a ideia principal é manter a produtividade e o engajamento, preservando os empregos e auxiliando na qualidade de vida dos profissionais Snowland, além de incentivar a qualificação individual que, na reabertura do Parque, fará diferença no trabalho coletivo. “Todos nós estamos nos adaptado a uma realidade completamente diferente da que vivíamos. Utilizar este tempo ocioso para adquirir conhecimento de qualidade vai fazer a diferença no movimento de retomada”, avalia.
Desde o fechamento do Snowland em 20 de março, os funcionários já entregaram, aproximadamente, 500 certificados, ultrapassando cinco mil horas de treinamentos. Também foi criado um planejamento de comunicação interna, trazendo desafios, sessões de cinema online, vídeos dos gestores e reforço das orientações de cuidados contra o vírus, sempre utilizando uma linguagem leve e divertida como ferramenta. “Seguimos com o nosso objetivo de preservar o emprego de todos, mantendo-os integrados e motivados. Estamos conseguindo fazer da crise, um momento de reinvenção. ”, diz Mentone.
Para o executivo, a preocupação em manter uma conexão social com os colaboradores, reforçando o propósito de que são uma família, foi essencial. “Mantivemos uma ligação efetiva, com divulgação de vídeos do nosso Yeti e, principalmente, dando suporte aos que apresentam risco maior de vulnerabilidade. Fizemos questão de manter a ação de Páscoa, levando chocolates para cada um deles, em suas casas. Acreditamos que, no final disso tudo, teremos profissionais mais preparados, fortes, unidos e felizes para atender os clientes”, finaliza Mentone.
Thermas da Mata - O Thermas da Mata, localizado na Estrada do Morro Grande, em Cotia, próximo a São Paulo, realizou a ação Ingresso Solidário, que arrecadou duas toneladas de mantimentos.
Quem participou da iniciativa, colaborou com três quilos de alimentos não perecíveis (exceto sal, açúcar e fubá) e recebeu um ingresso do Thermas para utilizar qualquer dia, após a reabertura do parque.
Todo o alimento recebido foi doado para o fundo social de solidariedade e distribuído para as famílias carentes da região de Cotia.
Hot Park – Para ajudar as pessoas que enfrentam adversidades nesse momento de crise econônomica, em razão da pandemia de Covid-19, o Hot Park realizou a ação “Juntos pela Comunidade”.
O valor dos ingressos Hot Park, adquiridos até o dia 30 de abril, foi 100% revertido (exceto impostos) para as causas sociais imediatas e de amparo à comunidade.
Rio Star – A Rio Star, roda-gigante localizada no Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, apoia a Campanha Nacional de Doação de Sangue. Por isso, em parceria com o hemocentro São Lucas, quer estimular o hábito da doação de sangue no Brasil, e convida os seus visitantes a se engajarem na campanha.
Quem participar, ganhará um desconto especial para andar no brinquedo, quando ele for reaberto. Com 88 metros de altura, a roda-gigante do Rio, rapidamente, se tornou uma das maiores atrações da cidade.
Ski Mountain Park - Para proporcionar diversão e incentivar a arte e o desenvolvimento durante essa quarentena, o Ski Mountain Park, juntamente com a Snow Trip.BR criaram a campanha “Ski & Arte, um grande desafio, uma mistura de arte e aventura”. O projeto, lançado no dia 25 de abril, reúne obras-primas feitas pelos pequenos, com premiações para um dia de diversão no Ski Mountain Park.
Na ação, as crianças desenvolvem uma arte em um quadro, retratando o Ski nos Alpes Franceses de uma forma criativa e original. A avaliação será feita por um profissional da área, ligado à arte e com uma votação dos seguidores, por meio das redes sociais.
“A ação tem como objetivo incentivar as crianças, o conhecimento da arte e da cultura, aproveitando esse momento difícil que todos estão em casa e que para os pequenos, pode gerar não só uma angústia, mas também um certo tédio”, explica Gustavo Ruybal, idealizador do projeto e proprietário da Snow Trip.BR.
Além disso, o desafio terá duas categorias para a seleção, divididas em crianças de 07 a 10 anos e de 11 a 14 anos. As inscrições poderão ser feitas durante o período da quarentena, por meio do link https://www.snowtripbr.com/ski-arte.
Os três primeiros colocados de cada categoria, terão direitos a um dia de diversão no Ski Mountain Park, além de três horas de treinamento especial de Ski ou Snowboard, uma aula privada para que o pequeno artista possa aprender, praticar ou melhorar suas habilidades com os instrutores da Snow Trip.BR, realizado também dentro do parque.