Projeto faz parte de esforço do governo para atrair turistas de volta após a pandemia
Explorar cidades e pontos turísticos da Itália enquanto se distrai no celular? Este é o objetivo de "Italy, land of wonders", jogo para smartphones lançado pelo Ministério das Relações Exteriores do país. O objetivo do app é que o personagem principal, Elio, um antigo faroleiro, recupere faíscas, encontradas em 20 diferentes regiões do território italiano, que serão usadas para iluminar um farol e proteger seus principais tesouros. Ao longo da viagem, ele encontra cinco guardiões que irão guiá-lo pelos patrimônios culturais da nação, passeando por natureza, gastronomia, arte e design do país. Na jornada, é possível se transportar virtualmente por locais como Veneza, Milão, Nápoles e Ilha de Elba, entre outros pontos icônicos.
Este é um dos esforços para apoiar o setor cultural do país e estimular que os turistas retornem, depois das perdas econômicas causadas pela pandemia da Covid-19.
O aplicativo traz ainda mais de cem jogos de quebra-cabeça, em que usuário faz uma reconstrução em 3D de algum marco italiano, incluindo montanhas, cidades e castelos. A trilha sonora é inspirada nos clássicos italianos. Entre uma descoberta e outra, o usuário conhece curiosidades sobre tradições, mitos e aspectos culturais.
Segundo os organizadores, o jogo foi criado para aqueles que já conhecem a Itália, mas também para quem ainda não foi e pretende se aprofundar e até praticar o idioma. Além disso, dentro do game, há uma biblioteca virtual com mais de 600 histórias do país.
O diretor-geral de Promoção e Inovação Cultural e Econômica do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional, Lorenzo Angeloni, afirmou no lançamento que "o mercado de jogos para celulares é um dos principais canais de difusão de todo tipo de conteúdo, inclusive cultural e informativo, e é nosso trabalho aproveitar qualquer oportunidade para promover nosso país e a cultura para o mundo".
O jogo está disponível gratuitamente para sistemas iOS e Android no site do ministério (italiana.esteri.it).
Fonte: O Globo
Legenda: Em Veneza, turista fotografa a Ponte dos Suspiros antes da pandemia. A cidade é uma das que podem ser exploradas pelo jogo de celular
Crédito da Foto: Andrea Pattaro / AFP