Associações se unem e lançam Campanha “Publicidade Responsável: No Digital também não se Brinca”

Campanha que divulga as regras de autorregulamentação do Conar terá como tema as peças publicitárias voltadas ao Dia das Crianças no ambiente digital

Em 2020, idealizada e produzida pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (ABRAL), lançaram com o apoio de 22 associações a campanha “Com publicidade responsável não se brinca”, que consistiu na publicação de posts divulgados nas plataformas de mídias sociais de todos os participantes, apresentando textos baseados em regras do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), com exemplos práticos de como aplicar as normas no desenvolvimento de campanhas e peças publicitárias. A primeira fase foi voltada para o Dia das Crianças e a segunda fase voltada às festas de final de ano.

As 23 associações se juntaram mais uma vez, contando com o apoio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor – DPDC / Secretaria Nacional do Consumidor – SENACON, e estão lançando a terceira fase da campanha “Com publicidade responsável não se brinca”, voltada para o Dia das Crianças. Desta vez o tema é Publicidade responsável: no digital também não se brinca”, com mensagens claras e objetivas para que os profissionais compreendam a importância de comunicar produtos e serviços destinados a crianças e adolescentes com responsabilidade, considerando o Guia de Publicidade para Influenciadores Digitais do Conselho de Autorregulamentação Publicitária – Conar. A ABRAL também desenvolveu a Cartilha Publicidade Responsável com Influenciadores Digitais: O Jeito Certo de Comunicar, inspirada na autorregulamentação.

O objetivo das campanhas é estimular a reflexão em relação ao consumo e os hábitos saudáveis de modo geral, lembrando sempre que qualquer comunicação publicitária de produtos e serviços destinados a crianças e adolescentes deve estar claramente identificada, devendo ser perceptível e destacada a distinção da publicidade em relação aos demais conteúdos gerados pelo Influenciador.

A iniciativa inspirou uma versão da Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral), inspirada na autorregulamentação. O material orientativo é destinado principalmente às empresas, sejam licenciadas ou não, fornecedores, agências e todos os envolvidos na comercialização e divulgação de produtos e serviços destinados à criança.

A cartilha pode ser acessada no link: https://abral.org.br/wp-content/uploads/2021/08/ABRAL21_CARTILHA_INFLUENCERS_H.pdf

“No Brasil temos o modelo da livre iniciativa e o dever de informação ao consumidor possui esta mesma prerrogativa de promoção de liberdade. Assim, a nossa autonomia de escolha enquanto consumidores está sempre relacionada às informações claras e precisas que recebemos. Sejamos responsáveis com o valor da comunicação sobre produtos e serviços que entregamos às nossas crianças e adolescentes. É da independência delas enquanto cidadãos que tratamos ao falar de publicidades conscienciosas e inequívocas”, enfatiza a diretora do departamento de Proteção e Defesa do Consumidor – DPDC / Secretaria Nacional do Consumidor – SENACON, Lilian Claessen de Miranda Brandão.

“O sucesso da primeira e segunda fase da campanha, destacada globalmente pela WFA, nos motivou a reforçar mais uma vez a necessidade de se abordar e discutir sobre o tema. Esperamos que a terceira fase, assim como as outras duas, atinja os objetivos de estimular a reflexão em relação ao consumo e às boas práticas da comunicação como parte fundamental da estratégia entre marcas e empresas”, comentou a presidente Executiva da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), Sandra Martinelli.

“Possuímos uma agenda importante no sentido de reforçar o conceito de comunicação responsável. Essa é uma delas que se soma a seminários e lives regulares ao longo do ano”, informa a presidente da Abral, Marici Ferreira.

As associações que assinaram o Manifesto e estão na Campanha são: Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (ABRAL); Associação Brasileira de Anunciantes (ABA); Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP); Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT); ABIA – Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (ABIA); Associação Brasileira Mídia Out Of Home (ABOOH); Associação Brasileira das Agências de Comunicação (BRACOM); Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (ABRINQ); Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB); Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (ADIBRA); Associação de Marketing Promocional (AMPRO); Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER); Associação Nacional de Jornais (ANJ); Associação dos Profissionais de Propaganda (APP); Confederação Nacional da Comunicação Social (CNCOM); Federação Nacional das Agências de Propaganda (FENAPRO); Interactive Advertising Bureau (IAB); Instituto Verificador de Circulação (IVC); Instituto Palavra Aberta e Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT).