Empresário é considerado embaixador da indústria de atrações na América, e Marie Tussaud criou uma forma de arte que divertiu milhões de pessoas ao redor do mundo
A Associação Global para a Indústria de Atrações (IAAPA) introduziu duas lendas da indústria de atrações globais - Marcelo Gutglas e Marie Tussaud - no seu Salão da Fama, que homenageia profissionais cujo trabalho e realizações tenham feito contribuições significativas e duradouras para a indústria de atrações globais. Esses prêmios são as mais altas e prestigiosas homenagens individuais do setor. “Estamos honrados em receber Marcelo Gutglas e Marie Tussaud no Salão da Fama da IAAPA”, disse o presidente do Comitê de Arquivos e Salão da Fama da IAAPA em 2021 e parceiro sênior da Leisure Development Partners, LLP, Michael Collins.
“Marcelo Gutglas é um defensor e embaixador da indústria de atrações na América Latina há mais de 50 anos, e Marie Tussaud criou uma forma de arte e uma atração que divertiu milhões ao redor do mundo. Suas contribuições para a nossa indústria são significativas e seu impacto influenciará a indústria por muitos anos”, ressaltou Collins.
Marcelo Gutglas, Grupo Playcenter, São Paulo, Brasil
Conhecido por muitos como o pai da indústria de atrações na América Latina, Marcelo Gutglas deixou uma marca indelével em mais de 50 anos de atuação. O engenheiro eletrônico e pioneiro da indústria começou sua trajetória em meados da década de 1960, lançando uma única jukebox operada por moedas em pista de boliche no Brasil. O início, de certa forma modesto, se expandiu para 2.500 máquinas de Pinball em espaços de entretenimento e fliperamas em todo o Brasil. Sua paixão pelo segmento só cresceu e, em meados da década de 1970, transformou o Parque de Diversões Playcenter no primeiro parque da nova geração na região.
Com atrações de vanguarda que incluíam a primeira grande montanha-russa de aço e o passeio de trenó aquático, o Playcenter foi um empreendimento de grande sucesso para o jovem empresário, que se tornou referência no Brasil. Foi o criador dos 25 centros de Entretenimento Familiar Playland, implantou o Carnaval Itinerante para promover o Playcenter e foi fundamental no desenvolvimento do moderno parque temático Hopi Hari, em Vinhedo. Tudo foi realizado em meio às constantes e difíceis mudanças das condições econômicas no Brasil.
Gutglas também recebe os créditos por apresentar a indústria de parques de diversões às famílias brasileiras. Ao longo do caminho foi o mentor de líderes governamentais e investidores sobre os fundamentos da indústria de atrações para a obtenção de apoios e patrocínios. Ele introduziu padrões profissionais e inspirou outros a desenvolver a indústria e seguir as melhores práticas em todo o mundo. Gutglas foi o fundador de duas associações da indústria no Brasil: Adibra e Sindepat. Foi também um dos fundadores e vice-presidente da ALAP. Foi, e ainda é um membro ativo e voluntário da IAAPA, a Associação Global para a Indústria de Atrações, servindo como integrante da diretoria, do Comitê Executivo-Financeiro, do Comitê de Planejamento Estratégico e do Comitê Consultivo Regional da América Latina e Caribe. Como resultado de suas contribuições, Gutglas recebeu o Prêmio IAAPA por Serviços Meritórios em 1999 e o Prêmio pelo Serviço Vitalício em 2012.
Gutglas deu o tom e abriu caminho para o desenvolvimento do setor na América Latina. Um líder respeitado, defensor e percursor da indústria global de atrações.
Marie Tussaud (Anne-Marie Grosholtz), Madame Tussauds, Londres
Anne-Marie Grosholtz (também conhecida como Marie Tussaud) nasceu em 1761. Quando tinha 6 anos de idade, Marie e sua mãe se mudaram da França para a casa do médico Philippe Curtius, na Suíça, um médico e hábil modelista de cera. Ele combinou suas áreas de especialização para usar modelagem em cera para ilustrar a anatomia humana, eventualmente aperfeiçoando sua arte e fazendo retratos de cera das celebridades da época. Tussaud se uniu a Curtius, ela mostrou um talento notável para criar máscaras e retratos de cera e, em 1777, aos 16 anos, criou sua primeira figura de cera do famoso escritor francês Voltaire. Tussaud refinou sua modelagem e acabou criando uma coleção de figuras de cera realistas e incrivelmente detalhadas de celebridades e líderes. Para divulgar seu trabalho, ela levou sua coleção para a estrada como uma atração turística. Depois de vários anos, ela transformou a atração turística em um local permanente em Londres.
Várias gerações da família Tussaud e da Merlin Entertainments transformaram o que começou como um único museu em Londres nas atrações icônicas e interativas do Madame Tussauds, conhecidas em todo o mundo. Mais de 10 milhões de convidados se misturaram e posaram com heróis realistas, lendas da música, celebridades do esporte e líderes mundiais em 24 locais do Madame Tussauds que abrangem o mundo, de Nova York e Xangai, a Amsterdã e Sydney.
Agora, quase 250 anos depois, a forma de arte e a atração criadas por Marie Tussaud continuam a inspirar e influenciar a escultura e a modelagem na indústria de atrações e a entreter milhões de pessoas em todo o mundo.
O Salão da Fama da IAAPA
O Salão da Fama da IAAPA foi estabelecido em 1990 para homenagear lendas e pioneiros por suas contribuições duradouras para o crescimento e desenvolvimento da indústria de atrações globais. Os anteriores inseridos ao Salão da Fama incluem: Walt Disney, o fabricante italiano de brinquedos Alberto Zamperla, o compositor Richard Sherman, o jornalista da indústria Tim O'Brien, o inovador do toboágua Fred Langford, o líder do Six Flags Larry Cochran, o artista PT Barnum e os visionários da Dê o Mundo às Crianças Pamum e Henri Landwirth. Para saber mais sobre o Salão da Fama da IAAPA visite https://www.IAAPA.org/iaapa-hall-fame-videos.
Sobre a AAPA - é uma comunidade diversa e dinâmica de profissionais de atrações globais. Como a maior associação comercial internacional para atrações fixas, IAAPA unifica a comunidade de atrações, conecta pessoas para aprender e crescer juntas e trabalha para promover os mais altos padrões profissionais de excelência e segurança em todo o mundo.
Fundada em 1918, IAAPA representa as principais regras da indústria e empresas fornecedoras, consultores e membros individuais de mais de 100 países. Os membros incluem profissionais de parques de diversões, parques temáticos, parques aquáticos, resorts, centros de entretenimento familiar, zoológicos, aquários, centros de ciências, museus, empresas de cruzeiros, fabricantes e fornecedores.
A sede global da associação e o escritório da América do Norte estão em Orlando, Flórida, EUA. A IAAPA também mantém escritórios em Bruxelas, Bélgica; Hong Kong, China; Xangai, China; e Cidade do México, México.
Outras informações no site IAAPA.org ou por meio dos canais de mídia social da IAAPA: @IAAPAHQ #IAAPA