Roda-gigante de Balneário Camboriú participou de ação que envolve parques e atrações pelo Brasil
Quatro instituições da região de Balneário Camboriú visitaram a roda-gigante no dia 6 de dezembro para celebrar a 11ª edição do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência. Durante todo o dia, dezenas de crianças, jovens e adultos aproveitaram para sentir a emoção de passear às alturas. Fernanda Borges de 11 anos ficou tão feliz com a oportunidade de estar a 82 metros do nível do mar, que fez uma dancinha dentro da cabine da roda-gigante. Segundo a mãe, Josiane Borges, a filha deficiente visual sempre dança quando está muito contente. “Eu estou adorando, aqui em cima é muito legal”, falou Fernanda durante o seu primeiro giro na roda-gigante.
Para a secretária escolar da Associação dos Deficientes Visuais de Itajaí e Região (ADVIR), Tabata Cristina da Silva, o passeio vai ficar gravado na memória dos participantes como um dia de muita alegria. “Pudemos ver a felicidade de cada um, desde os mais velhos aos mais novos que voltaram a ser criança com aquele friozinho na barriga que não sentiam há muito tempo. Agradecemos à FG Big Wheel por proporcionar esse momento e ter acolhido nossos associados e equipe”.
A celebração desse dia especial tem como objetivo promover debates e reflexões acerca de pessoas com deficiências, conscientizando para a necessidade de oportunidades iguais a todos. A ação do Sistema Integrado de Parque e Atrações Turísticas (Sindepat) tem apoio da Associação Brasileira de Parques e Atrações (Adibra) e envolveu mais de 20 empreendimentos no Brasil. A expectativa é que mais de 60 instituições tenham sido atendidas, e cerca de 10 mil pessoas com deficiência e seus acompanhantes tenham participado das visitas. “Essa ação sempre nos emociona. Depois da interrupção de um ano em sua realização, ficamos muito felizes quando percebemos o rápido engajamento dos parques e atrações na participação deste ano, especialmente entre os novos associados, que participaram pela primeira vez da ação, como a roda-gigante de Balneário Camboriú, nossa associada desde a sua inauguração, há um ano”, diz a presidente executiva do Sindepat, Carolina Negri.
RODA GIGANTE ACESSÍVEL
Outra instituição que participou da ação na FG Big Wheel foi o Instituto Catarinense de Esportes para Deficientes. O paratleta do ICED, Ezequiel da Luz Geraldo, participou da ação e se surpreendeu com a acessibilidade do complexo da roda-gigante. “Quero agradecer a FG Big Wheel por nos proporcionar um dia maravilhoso e cheio de emoções, onde numa ação inclusiva uniu várias associações de pessoas com deficiência. Quero parabenizar à roda-gigante pela total acessibilidade que atende muito bem as necessidades das pessoas com deficiência, fazendo desse ponto turístico um lugar inclusivo e um exemplo de amor ao próximo”, elogiou o atleta da natação e handebol em cadeiras de rodas.
A presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência, Gévelyn Cássia Almeida, enfatiza que é muito gratificante ter uma semana especial para sensibilizar a sociedade a respeito da causa e mostrar que a inclusão pode acontecer com uma pessoa com deficiência ou não. “Foi extremamente importante fazer esse passeio e ter um empreendimento em Balneário Camboriú com total acessibilidade, segurança e autonomia para transitar sem nenhum tipo de limitação. Foram momentos únicos e a gente só tem a agradecer a todos. Que possamos trabalhar mais contextos inclusos como esses”, relatou Gévelyn, que também representa o ICED e é professora de educação física de esporte adaptado.
Alunos e associados da AFADEFI, Associação de Apoio às Famílias com Deficientes Físicos de Balneário Camboriú e da APAE, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Balneário Camboriú, também participaram da ação na FG Big Wheel.