Nos 202 mil m² de área total, com área de preservação de 132 mil m², estão reunidos atrativos para todos os gostos e idades
Desde a sua inauguração, em 1999, o Parque Unipraias segue a tendência do turismo mundial, de reunir várias modalidades de lazer em um só local. Por conta disso, recebe meio milhão de turistas brasileiros e estrangeiros todos os anos, garantindo movimento além do verão.
Novos Bondinhos, Novo Visual e ainda mais Diversão
O símbolo do Parque Unipraias são os 47 modernos bondinhos aéreos interligando três estações entre o lado sul da orla de Balneário Camboriú, subindo até o Morro da Aguada e descendo até a praia de Laranjeiras, sendo o único do mundo a ligar duas praias. Nos 202 mil m² de área total, com área de preservação de 132 mil m², estão reunidos atrativos para todos os gostos e idades, atendendo tanto ao visitante que procura os cartões-postais para admirar, quanto aos ávidos por aventura e adrenalina.
Cada cabine tem capacidade para oito passageiros e o trajeto completo, de ida e volta, tem 3.250 metros e dura aproximadamente 30 minutos, sem paradas. Em 2018, as clássicas cabines azuis e brancas foram substituídas por novos modelos. As 47 cabines novas - importadas da empresa suíça ROWEMA - são produzidas em alumínio e policarbonato e possibilitam uma visibilidade 360 graus das belas praias de Balneário Camboriú.
Com a troca, houve a diminuição das filas de embarque, já que o Parque Unipraias passou a contar com o aumento de 50% no rendimento, além de proporcionar mais conforto aos passageiros com cabines mais amplas. Também se beneficiaram com a mudança os portadores de necessidades especiais, pois todos os novos bondinhos foram projetados para receber os deficientes físicos de maneira segura e rápida.
Com investimento na ordem de R$ 4 milhões, design moderno e nas cores vermelha e amarela - cores fornecidas pela empresa fabricante e que seguem os padrões de outros bondinhos no mundo, em países como Áustria, Itália, Suíça e Nova Zelândia - cada cabine possui comprimento de 2 metros, altura de 2,10 e profundidade de 1,77 metro. Assim como nos antigos bondinhos, as portas se abrem e fecham automaticamente.
Estação Barra Sul
A Barra Sul é o ponto de embarque para a viagem que combina natureza e diversão, com uma vista panorâmica de 360 graus. Foram as embarcações navais que inspiraram a arquitetura dessa estação, que possui três pavimentos.
O espaço é interativo e de múltiplo uso, comportando exposições artísticas, artesanato e manifestações populares. A vista é panorâmica, voltada para a ponta sul da praia de Balneário Camboriú, onde acontece o encontro das águas do mar com o rio Camboriú. A área de embarque dos bondinhos aéreos fica no segundo piso.
Estação Mata Atlântica - Pausa para admirar a paisagem e muita adrenalina!
No trajeto entre a estação Barra Sul e a Mata Atlântica, o visual mais impressionante é o da orla marítima, a partir dos próprios bondinhos. No alto do Morro da Aguada, a uma altitude que chega a 240 metros, se chega à Estação Mata Atlântica. É nela que a maioria das atrações do Parque acontece. Nessa estação se encontram quiosques, loja de souvenirs, o auditório Ângelo Bogo, além de mirantes de tirar o fôlego com a linda vista do Oceano e toda a orla de Balneário Camboriú e região.
Fantástica Floresta e o Trem Suspenso
A atração Fantástica Floresta do Parque Unipraias conta com um equipamento de lazer exclusivo: o Trem Suspenso da Floresta. Agora, além de percorrer a pé pelas trilhas lúdicas e interagir com o vilarejo dos duendes, árvores animadas e playground da atração, visitantes de todas as idades vão poder, ao final, embarcar em um passeio incrível e divertido. Os passageiros vão percorrer a Estação Mata Atlântica do Parque Unipraias a bordo do trem - suspenso a 3 metros de altura – e vislumbrar a floresta e pontos de visitação como a Casa do Chocolate e o mirante Laranjeiras de um novo ângulo.
A locomotiva possui três vagões, com capacidade total para 14 passageiros por passeio, fazendo o trajeto em uma velocidade média de 10 km/hora, com partida e chegada na Estação ao lado da Loja da Fantástica Floresta.
Parque Ambiental
A Estação Mata Atlântica oferece 500 metros de passarelas em meio à natureza, sinalizadas por placas indicativas sobre a fauna e a flora nativa. Ao longo do caminho dois mirantes recarregam as energias com o visual estonteante. O primeiro tem como foco toda orla da belíssima praia Central de Balneário Camboriú. Já o segundo, o Oceano Atlântico e a praia de Laranjeiras.
Mais duas paradas são imperdíveis: a Casa do Chocolate – famosa por abrigar o Coelhinho da Páscoa e o Papai Noel nas datas comemorativas – e o Oratório, que guarda a estátua de bronze de Santo Antônio da Aguada, abençoada em 1999, durante missa solene na Basílica de Santo Antônio de Padova (Itália).
ZipRider, a aventura está no ar!
A mais nova atração do Unipraias está no ar: o ZipRider! O equipamento, de tecnologia americana, possibilita uma nova experiência de viagens pelo céu! Com investimentos na ordem de R$ 5,5 milhões, o passeio a cabo ZipRider é baseado nas conhecidas tirolesas, com a diferença de que essa atração possui tecnologia de ponta, exclusiva na América Latina. O salto é gigantesco, partindo de uma altura de 240 metros, da Estação Mata Atlântica, e aterrissando em Laranjeiras, totalizando um percurso de 750 metros.
Com total segurança, o piloto desce pelo cabo sentado a uma moderna cadeirinha, apreciando a paisagem e a sensação de total liberdade e aventura sem esforço. Tudo é possível graças ao sistema exclusivo do ZipRider, projetado para frear automaticamente enquanto o aventureiro desce pelo cabo.
São quatro cabos de passeio, cada um com um ZipRider, que permitem a descida de até quatro pessoas por vez, em paralelo. A velocidade atinge, em média, 60 quilômetros por hora, e cada descida leva de 45 segundos a 1 minuto para ser percorrida, formando uma inclinação de 40%, única no mundo para este tipo de equipamento.
Youhooo!
Ainda na Estação Mata Atlântica está o Youhooo! O mais moderno trenó de montanha do mundo possui descidas alucinantes no meio da mata atlântica e com vista para a praia central de Balneário Camboriú. São 30 trenós, com capacidade para duas pessoas e 710 metros de percurso, podendo atingir uma velocidade de até 60 km/h, com sistema de freios que permitem ao condutor controlar a velocidade.
Estação Laranjeiras – O encontro com o mar
De volta aos bondinhos, é hora de descer até o nível do mar na Estação Laranjeiras, com sua arquitetura em espiral, inspirada nas conchas do litoral brasileiro. A praia, de mesmo nome da estação, tem águas tranquilas, claras e próprias para o banho, sendo considerada uma das mais bonitas de Santa Catarina.
Entre a parada e o mar, o visitante atravessa um bulevar, com extensão de 100 metros, onde há lojas de artesanato, artigos de praias e quiosques de alimentação. Na orla, encontra uma estrutura completa de bares e restaurantes. Aqui, o melhor programa é degustar um cardápio de frutos do mar, culinária típica da região, ou alugar caiaques e boias para se divertir nas águas de Laranjeiras.
Enquanto espera para o embarque, o visitante pode apreciar a exposição fotográfica “A trajetória do Parque Unipraias”, que conta toda a história deste que é considerado um dos principais parques do Brasil.