Diretora Jurídica da Adibra atua em benefício do setor desde 2004

Dra. Ana Paula Smidt relata quais foram os principais desafios que encontrou para auxiliar o segmento durante a pandemia, e descreve sua trajetória profissional

A advogada Ana Paula Smidt nasceu no dia 20 de janeiro de 1977, na cidade de São Paulo. Formou-se em Direito em 2000, pela Universidade Paulista, e é pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela PUC/SP e pela Escola Superior de Advocacia (ESA), também possui especialização em Direito Previdenciário Empresarial pela Escola Superior de Advocacia (ESA).

Começou a carreira em 1995, como atendente de Telemarketing na Credicard Administradora de cartões, onde trabalhou até 2000, atuando no departamento jurídico. Após esse período continuou sua trajetória no escritório Custódio Lima Advogados Associados, onde, como advogada, presta serviços a diversas empresas nacionais e multinacionais, dos mais diferentes segmentos. “Comecei a trabalhar no Custódio Lima Advogados Associados em 2000 como advogada júnior, e nesses mais de 20 anos acabei por me tornar sócia e, desde 2015, sou a sócia responsável pela gestão de todo o escritório. Possuo uma equipe de 32 colaboradores diretos e mais de 20 indiretos, o que nos permite atender nossos clientes em todos os estados. Há três anos fundei a minha empresa especializada em consultoria e treinamento, por perceber uma crescente necessidade das empresas em capacitar seus líderes e RHs, para manterem relações trabalhistas saudáveis e evitar a criação de passivos”.

O universo de parques de diversões entrou para a vida profissional da Dra. Ana Paula em 2004, quando ela começou a prestar serviços jurídicos ao Playcenter e às Playlands. “Depois, passei a prestar serviços também ao Parks e Games, Sincadesp, Estação Turma da Mônica e diversas outras empresas do setor. Desde 2010 sou responsável pelo jurídico do Sindicato das Empresas de Diversão de São Paulo, o que trouxe uma proximidade grande com a Adibra. Em 2020 ingressei na Associação Brasileira de Parques e Atrações (Adibra) como diretora Jurídica, estando até o presente momento nesta atividade”, revela.

Dona de grande talento e versatilidade, atualmente, Dra. Ana Paula é também palestrante; educadora executiva, com mais de 130 empresas impactadas com Prevenção e Estratégia Trabalhista; promove cursos e mentorias para gestores e RH; é coautora dos livros: “O retrato da mulher na sociedade contemporânea - Trajetórias e Desafios”, Editora Ipanec - 2020; e “Debates sobre o Direito Trabalhista Empresarial”, Editora Thoth - 2021.

O setor de parques de diversões foi um dos mais atingidos com a pandemia e um dos primeiros a fechar. A advogada descreve quais foram os principais desafios que encontrou para auxiliar o mercado. “Desde o início, realmente o campo do entretenimento foi um dos que mais sofreu com a pandemia. Tivemos que agir muito rapidamente, orientando as empresas sobre as medidas governamentais que saiam a todo instante, negociando com sindicatos e federações as Convenções Coletivas, sempre observando as particularidades do segmento e promovendo palestras informativas e assessoria jurídica aos associados da Adibra sobre os mais diversos temas, desde a relação com os clientes, passando com medidas a serem adotadas com os colaboradores, negociação com fornecedores até mesmo estudando medidas judiciais que possibilitassem alguma segurança jurídica nesta fase tão crítica”.

Atenta a todas as particularidades jurídicas que envolvem o setor, Dra. Ana faz questão de deixar uma mensagem aos associados da Adibra. “Devido a nossa experiência no segmento de quase 20 anos, temos expertise que nos possibilita orientá-los em questões relativas à relação com colaboradores e clientes, autuações, legislações específicas de forma a poderem conduzir seus negócios com maior segurança e auxiliando no gerenciamento de crises”, finaliza.