Atração ultrapassou altura da roda no Rio de Janeiro, que mantinha o título de maior da América Latina
A empresa São Paulo Big Wheel (SPBW) iniciou a montagem da maior roda-gigante do Brasil, que terá 91 m de altura e será unida por estais, como a ponte Estaiada, um dos cartões-postais da cidade. Nomeada de “Roda São Paulo”, ela ficará localizada no Parque Candido Portinari, ao lado do Parque Villa-Lobos, em uma área de 4,5 mil metros quadrados. Com inauguração prevista até junho de 2022, o projeto integra as ações do Governo do Estado de São Paulo para revitalizar a região do Rio Pinheiros.
Ela será a maior roda-gigante da América Latina, superando o título até então da Yup Star Rio, no Rio de Janeiro, com 88 m de altura, e também ultrapassando demais rodas-gigantes do exterior, como em Toronto, Paris e Chicago. O título de maior roda-gigante do mundo pertence à Ain Dubai (250 metros de altura), inaugurada em setembro do ano passado.
No total, a estrutura terá mais de mil toneladas e vai utilizar o maior guindaste rodoviário disponível no Brasil. A montagem está sendo realizada com todos os cuidados possíveis e, assim que terminada, a Roda São Paulo deve gerar cerca de 160 novos empregos diretos e indiretos.
Serão 42 cabines com capacidade para até dez pessoas, ar-condicionado, Wi-Fi, monitoramento por câmeras e interfone.
O local é de fácil acesso para quem optar ir de trem, metrô, ônibus ou até mesmo de bicicleta por meio das ciclovias e ciclofaixas montadas aos domingos e feriados. A expectativa da SPBW é receber 600 mil e 1 milhão de visitantes por ano, cerca de 10% do público que frequenta os parques.
O programa novo Rio Pinheiros tem como objetivo revitalizar este importante símbolo da cidade de São Paulo por meio de ações de diversos órgãos públicos em parceria com a sociedade.
Fonte: CNN Brasil
Legenda: Imagem gráfica da nova roda-gigante
Crédito da Imagem: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de SP