Ao todo são 14 mirantes distribuídos pelo complexo que, todos os anos, recebe aproximadamente 1,6 milhão de visitantes
Em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Parque Bondinho Pão de Açúcar lançou o Circuito Histórico dos Mirantes. As instituições trabalharam juntas e desenvolveram estudos que deram origem aos conteúdos disponibilizados e aos nomes dos mirantes, que foram batizados em homenagem a marcos da História do Parque Bondinho, do Rio e do Brasil. Um deles é o Mirante dos Navegadores, localizado no Morro da Urca, do qual é possível ver de onde os navios dos pioneiros chegavam às terras cariocas.
O circuito conta ao todo com 14 mirantes distribuídos pelo complexo que, todos os anos, recebe aproximadamente 1,6 milhão de visitantes. Em cada ponto há placas informativas, e conteúdos complementares serão disponibilizados em breve. Todas as informações estarão disponíveis em português, inglês, espanhol e braile para todos os visitantes que acessarem o parque, e o conteúdo complementar poderá ser acessado em formato de audioguia, por meio de QRcodes.
"O lançamento do Circuito Histórico dos Mirantes em parceria com o Iphan é de grande importância para nós, porque contribui para a valorização da nossa História e da cultura da cidade do Rio. É ainda mais especial, pois acontece em um momento em que estamos nos posicionando para reforçar o nosso compromisso de proporcionar experiências únicas e inspirar felicidade a todos, mostrando que a vivência vai além dos passeios de bonde. Essa novidade vem para enriquecer ainda mais a visita, reforçando toda a trajetória e o legado do Parque Bondinho, além de ressaltar marcos importantes da História da cidade", diz o CEO do Parque Bondinho Pão de Açúcar, Sandro Fernandes.
Para relembrar um pouco da trajetória do Parque Bondinho e mostrar as curiosidades dos seus bastidores, o parque também oferece aos visitantes três visitas guiadas. O Tour Histórico é um passeio pela História e por curiosidades do Rio de Janeiro e apresenta detalhes e desafios relacionados à construção do teleférico. No Tour Bastidores, o visitante tem acesso aos bastidores de toda a estrutura do parque e conhece seu maquinário. Já no Tour Ecológico aprende sobre a relevância da fauna e da flora, locais para o ecossistema, além de conhecer os projetos de conservação ambiental e iniciativas sustentáveis desenvolvidos pelo Parque Bondinho Pão de Açúcar. Os passeios são bilíngues (português/inglês), com uma hora de duração. Programão para cariocas e turistas.
Fonte: Sindepat