Bonito (MS) e Balneário Camboriú (SC), por exemplo, registraram números expressivos de visitantes, impactando, principalmente, a rede hoteleira
Os feriados da Semana Santa, de Tiradentes e a retomada dos grandes eventos no país impulsionaram o turismo nos principais destinos nacionais em abril. Cidades como Bonito (MS), Balneário Camboriú (SC), Salvador (BA) e Florianópolis (SC) registraram números expressivos de visitações e, consequentemente, recordes na taxa de ocupação hoteleira no último mês. Além dos meios de hospedagem, outros segmentos da economia turística, como os bares e restaurantes, também foram alcançados pela alta do fluxo turístico.
Em Bonito (MS), por exemplo, mais de 22,5 mil pessoas visitaram a cidade no período. Trata-se da melhor taxa dos últimos sete anos, de acordo com o Observatório de Turismo (OTEB). Outros municípios sul-mato-grossenses também registraram números positivos em abril, foi o caso de Corumbá e Ponta Porã, que registraram índices acima de 60% de ocupação hoteleira.
Quem também apresentou recorde neste mês foi Balneário Camboriú, em Santa Catarina. O destino apresentou um aumento de 92% de ocupação, comparado ao mesmo período de 2021, e alcançou 68,79% de taxa hoteleira, conforme dados levantados pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau. Da mesma forma, Florianópolis (SC) registrou crescimento de 9,5% comparado ao mesmo mês de 2019, período pré-pandemia.
Os bons números ainda atingiram alguns destinos da região Nordeste, caso de Salvador e Porto Seguro, na Bahia. Na capital baiana a taxa de ocupação hoteleira no mês de abril chegou a 56,79%. O índice é superior ao registrado em 2019, quando 53,18% dos leitos ofertados estavam com hóspedes. Em Porto Seguro, o último mês foi atípico. Segundo os gestores locais, dos aproximadamente 75 mil leitos, distribuídos entre Porto Seguro e os distritos Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva, 95% estiveram ocupados.
Ainda de acordo com os hoteleiros, o número de turistas tem se equiparado, durante as semanas dos feriados, ao movimento visto na semana de Réveillon de anos anteriores à pandemia de Covid-19.
A volta dos eventos corporativos rendeu à rede hoteleira de Campinas (SP) uma alta expressiva na taxa de ocupação. Dados do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau apontaram que a média em abril foi de 55,28% contra 50,28% registrados no mês anterior, março. Os números comprovam o retorno dos turistas à cidade iniciado no final de 2021 e que já é superior à fase anterior à pandemia.
Para o ministro do Turismo, Carlos Brito, os bons índices só afirmam que a retomada do turismo já é realidade no país. “O nosso trabalho é elevar o turismo além do patamar anterior ao da pandemia, e estamos no caminho certo para que 2022 seja o ano do turismo brasileiro, com mais emprego, renda e desenvolvimento para os nossos trabalhadores e experiências incríveis para os nossos visitantes”, concluiu.
Fonte: Ministério do Turismo
Crédito: Arquivo MTur