Associações se unem e lançam a campanha “Com Publicidade Responsável Não Se Brinca”

Em seu terceiro ano, campanha reforça regras do Conar que norteiam a comunicação ética e com conteúdo de qualidade

Liderados pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e pela Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral), 27 instituições – entre associações, federações, sindicatos e institutos – se uniram para lançar a campanha “Com publicidade responsável não se brinca”, composta por 12 posts que estarão nas plataformas digitais de todos os participantes. Os textos estão baseados em regras do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). A campanha teve início no Dia das Crianças (12 de outubro).

“Essa iniciativa faz parte de nossa agenda dedicada ao tema. Entendemos que há questões muito sensíveis, que necessitam sempre de reforço”, afirma a presidente da Abral, Marici Ferreira, que acrescenta que a comunicação de produtos e serviços destinados a crianças e adolescentes deve também contribuir para o desenvolvimento positivo das relações entre pais e filhos, alunos e professores.

O primeiro post da campanha lembra o que é a PUBLICIDADE POR INFLUENCIADOR DIGITAL, destacando três pontos que caracterizam essa iniciativa: divulgação de produto, serviço, marca ou outro sinal associado; compensação ou relação comercial, ainda que não financeira, com anunciante e/ou agência; e interferência por parte do anunciante e/ou agência sobre o conteúdo da mensagem (controle editorial na postagem do influenciador).

Em sua primeira edição, a iniciativa incluiu, nas recomendações, um manifesto, que lembrava que o Brasil atualmente está sob a égide de um modelo jurídico misto, avançado e eficiente, composto por 22 normas que regem o tema, mais do que o Reino Unido, com 16 normas, e os Estados Unidos, com 15. Além disso, a Constituição Federal aborda o tema em sua redação e, de forma ainda mais detalhada, esse tipo de comunicação é objeto de regulação descrita no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

“As normas existentes do Conar são as principais norteadoras do mercado para efetividade da comunicação dos produtos, serviços e marcas, e, sim, agregam valor a eles. Com isso, o consumidor se sente respeitado. Seguir as regras não é um favor, é uma obrigação das empresas e anunciantes”, afirma a presidente-executiva da ABA, Sandra Martinelli.


Associações que apoiam a campanha

Associação Brasileira de Anunciantes (ABA)
Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP)
Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas (ABEP)
Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE)
Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT)
Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA)
Associação Brasileira de Mídia Out Of Home (ABOOH)
Associação Brasileira de Propaganda (ABP)
Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (ABRAL)
Associação Brasileira das Agências de Comunicação (ABRACOM)
Associação Brasileira dos Agentes Digitais (ABRADI)
Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (ABRINQ)
Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB)
Associação Brasileira de Parques e Atrações (Adibra)
Associação de Marketing Promocional (AMPRO)
Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER)
Associação Nacional de Jornais (ANJ)
Associação dos Profissionais de Propaganda (APP)
Confederação Nacional da Comunicação Social (CNCOM)
Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (FENAERT)
Federação Nacional de Jornais e Revistas (FENAJORE)
Federação Nacional das Agências de Propaganda (FENAPRO)
Interactive Advertising Bureau (IAB)
INSTITUTO PALAVRA ABERTA
Instituto Verificador de Comunicação (IVC)
Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT)

Fonte: Abral