Parques deverão disponibilizar brinquedos adaptados para crianças com deficiência em Juiz de Fora

Medida foi determinada em uma nova lei que entrou em vigor nesta terça-feira (1), por promulgação da Câmara Municipal

Os parques de diversões e áreas de esporte e lazer deverão disponibilizar brinquedos adaptados para crianças com deficiência em Juiz de Fora. A medida foi determinada em uma nova lei que entrou em vigor nesta terça-feira (1), por promulgação da Câmara Municipal.

O texto da lei destaca que a “instalação de brinquedos adaptados nos parques de diversões e áreas de esporte e lazer, visa permitir que a criança com deficiência, em geral mais retraída devido à dependência motora ou mental, desfrute do prazer de brincar, o qual possui efeito biológico e psíquico estimulante, contribuindo positivamente para o seu desenvolvimento pessoal”.

Os brinquedos deverão ser adequados às necessidades de crianças com deficiência e instalados de acordo com as normas de segurança da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

As áreas privadas terão o prazo de dois anos para entrar em conformidade com a lei. Nas áreas públicas, a adaptação deverá ser feita de forma gradativa de acordo com a disponibilidade orçamentária do Poder Executivo.


Fonte: g1

 

Imagem de arquivo mostra crianças com deficiência física em brinquedos adaptados em praça.

Foto: Reprodução/Rede Amazônica