Em parceria com a Associação Brasileira de Pais e Familiares de Bebês Prematuros, o Instituto Mauricio de Sousa abordou o tema em suas redes sociais
No Dia Mundial da Prematuridade, estabelecido em 17 de novembro, o Instituto Mauricio de Sousa trouxe, em uma publicação nas redes sociais (Instagram e Facebook @institutomauriciodesousa), informações para a conscientização do público sobre as causas e consequências do parto prematuro.
O conteúdo é uma parceria com a Associação Brasileira de Pais e Familiares de Bebês Prematuros, criadora da iniciativa #NovembroRoxo. Ilustrado pelos personagens da Turma da Mônica Baby, o post teve mensagens e esclarecimentos a respeito da condição, principal causa de mortalidade de crianças menores de 5 anos.
Em 2022, a campanha aborda a importância do toque com tema “Garanta o contato pele a pele com os pais desde o momento do nascimento”. O contato precoce beneficia pais e filhos, aumenta as chances de sucesso na amamentação, contribui para reforçar o vínculo entre mãe e bebê e reduz o tempo de internação hospitalar dos prematuros.
São considerados prematuros os bebês que nascem antes de completar 37 semanas de gestação, período em que se conclui o ciclo gestacional. Atualmente, o Brasil é o décimo país no ranking de partos prematuros, correspondendo a 11% do total dos nascimentos.
A realização do pré-natal possibilita às mães monitorarem a gravidez e prevenir maiores complicações de um parto antecipado. Com o acompanhamento médico adequado é possível proporcionar qualidade de vida às gestantes e aos seus bebês. Para saber mais sobre o assunto, é só acessar o site www.prematuridade.com