Ocasião abordou as melhoras práticas sobre o tema e contou com cases de associados
Adibra e o Sindepat realizaram nesta quarta-feira (30) a primeira reunião on-line do Comitê de Sustentabilidade, formado por membros das duas entidades. O encontro contou com as participações da presidente da Adibra, Vanessa Costa, e da presidente executiva do Sindepat, Carolina Negri.
O objetivo é fomentar a troca de experiências e as boas práticas sobre as pautas relacionadas ao meio ambiente, sociedade e governança (ESG). Entre os temas, o comitê tratou da questão dos resíduos sólidos e ressaltou a importância de as empresas terem um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
Na ocasião também foram realizadas as apresentações de três cases de associados: Parque Vila Velha, em Ponta Grossa (PR), Beach Park, em Aquiraz (CE), e Grupo Cataratas, gestor do Parque Nacional do Iguaçu e Marco das Três Fronteiras, em Foz, AquaRio, BioParque do Rio e Paineiras-Corvocado, no Rio, e EcoNoronha.
Pelo Grupo Cataratas, discorreu a analista ambiental sênior e responsável pela área socioambiental do grupo, Monise Silva; pelo Parque Vila Velha, falaram o gestor do parque, Leandro Ribas, e Leon Miecoanski, do Grupo KWM, que apoia o parque na conquista do selo Aterro Zero; e pelo Beach Park, a speaker foi a perita judicial ambiental e gerente de Sustentabilidade do Grupo Beach Park, Raissa Bisol.
Em 2023, o comitê pretende realizar mais quatro reuniões, duas no primeiro semestre e duas no segundo. A Adibra e o Sindepat sabem que os associados já adotam uma série de medidas de responsabilidade socioambiental e têm diferentes projetos para aprimorá-las, e o quanto é importante a troca de ideias e experiências entre todos, com o objetivo de destacar as melhores práticas.