Diversos critérios ambientais e sociais foram cumpridos pelo aquário para conquistar o título
A Prefeitura de Balneário Camboriú entregou os primeiros selos do programa que visa promover as boas práticas adotadas pela cadeia produtiva do turismo. Apenas dois equipamentos turísticos receberam o selo Prata, entregue em mãos pelo prefeito Fabrício Oliveira, entre eles o Oceanic Aquarium.
O diretor executivo do Grupo Oceanic, Cristiano Buerger Filho, participou da cerimônia e destacou a importância desse momento: “Estamos muito felizes com mais esse reconhecimento. Trabalhamos sempre para proporcionar o melhor para os nossos animais e em consequência para quem nos visita, para que tenham uma experiência incrível nos nossos atrativos. É importante que o poder público tenha um programa como esse, para que o turismo esteja em constante qualificação na nossa cidade, pois os turistas estão cada vez mais exigentes na escolha do destino.”
Para receber o Selo Turismo Qualificado BC, categoria Prata, o Oceanic Aquarium cumpriu critérios como: campanhas educativas de conscientização; incentivo ao uso de transporte alternativo para turistas e colaboradores; separação do lixo comum e reciclável; a não utilização de copos, talheres e pratos descartáveis; além de apoio a instituições filantrópicas.
O aquário foi inscrito no programa em setembro e passou pela auditoria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Sustentabilidade” é o primeiro dos cinco selos previstos no programa, os próximos serão: Atendimento ao Turista, Acessibilidade, Segurança e Medidas Sanitárias. A meta agora é buscar o selo ouro no próximo ano.
O Selo Turismo Qualificado BC está exposto na entrada do aquário para que o visitante identifique facilmente que fez a escolha certa em visitar a atração comprometida com as boas práticas do setor. O OCeanic Aquarium já recebeu outros três importantes selos, são eles: o Safe Travels do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), o Turismo Responsável - Limpo e Seguro do Ministério do Turismo, e o Viaje + SC do governo estadual.
E, recentemente, o aquário conquistou o Certificado de Bem Estar Animal, emitido pela AZAB - Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil, em parceria com a ONG Wildlife Conservation Society (WCS), dos Estados Unidos. Mais de 110 critérios foram cumpridos no trabalho realizado na conservação das espécies, pesquisa e educação ambiental.