Mudança acontece visando a modernização da fábrica e segmentos atendidos
Há mais de 25 anos no mercado, a Nogueira Brinquedos, referência na fabricação de brinquedos, cenografias e eletrônicos para área kids e espaço de entretenimento, se renova e apresenta novo posicionamento de marca e identidade visual, e a partir deste mês se posicionará como Nogueira Brinquedos & Parques.
Para o CEO da empresa, David Gaspri, a mudança acontece visando a modernização da fábrica e segmentos atendidos. “Nosso nome estava atrelado ao antigo proprietário, e nos últimos 15 anos mudamos o nicho do negócio que antes atendia locação e vendas de mesas de sinuca e máquinas de videogames. Hoje somos o maior fabricante de produtos para áreas kids, parques e espaços de entretenimento”, destaca.
De acordo com um estudo realizado pela agência Grupo Criativo, as nogueiras são árvores que produzem nozes. Elas estão associadas à deusa grega Ártemis, que foi transformada em uma nogueira. Pelo fato dela ter o dom da profecia, a árvore representa a previsão do futuro.
O novo posicionamento e identidade visual da empresa são a união entre os pilares do negócio e os pilares da marca, incorporando o significado do seu nome Nogueira – Crianças são o futuro e Árvore representa a vida.
A marca sempre priorizou o lúdico, a criatividade e a diversão. “Fabricamos equipamentos de entretenimento para área de lazer e sabemos que muitas vezes não é a tecnologia que faz a diferença. A criançada precisa brincar, se socializar e aprender para ter um futuro próspero, e chegamos na melhor definição do nosso nome, Nogueira Brinquedos & Parques”, afirma Gaspri.
Segundo a coordenadora de Projetos do Grupo Criativo, Mônica Casarotto, o cliente da Nogueira estava muito satisfeito com o atendimento e a qualidade dos produtos, porém a marca sempre pensou no usuário, a criança que utiliza o brinquedo lúdico, e os pais que especificam os produtos para uma área de entretenimento.
“Somos uma empresa de design estratégico que busca criar alguma evolução das empresas pelo olhar do seu consumidor. A partir da pesquisa, levamos para a marca uma característica muito mais associada ao seu produto: o lúdico e divertido alinhados com os novos comportamentos das crianças, muito menos relacionados ao negócio: ou seja, a força do negócio associada à força de marca com o seu público”, destaca Mônica.
Para chegar ao resultado final, a agência utilizou diversas pesquisas de entretenimento do mercado concorrente, mercado externo, boas referências de marcas que sejam alinhadas com o lifestyle do consumidor e do seu usuário. “Após todos os estudos, conseguimos chegar a uma nova marca com uma característica contemporânea e alinhada com a cadeia de consumo completa: o B2B sendo o cliente, o shopper, o consumidor e o usuário”, finaliza a coordenadora de projetos.
Além do novo posicionamento da marca, o Grupo Criativo também reformulou toda a identidade visual e materiais institucionais da empresa. Para compor o logo e trazer a ludicidade a ela, módulos de formas básicas que dão origem à família de pictograma, que representam um objeto ou conceito por meio de desenhos figurativos que refletem a extensão dos brinquedos pelas formas lúdicas do logo.
Há ainda as mudanças das paletas de cores. A cor base escolhida para esse projeto foi o preto, que impõe autoridade e seriedade no logo, o laranja o lúdico, a criatividade e a alegria. Já o verde a natureza, e a árvore que dá o nome à empresa. Para completar, o roxo representando a imaginação.