Segunda calha foi aberta no dia 19 de fevereiro e fechada no mesmo dia à tarde. Vertimento prosseguirá na calha esquerda
Depois de quase sete anos, a usina hidrelétrica de Itaipu, na região de Foz do Iguaçu (PR), voltou, no dia 19 de fevereiro, a abrir duas calhas do vertedouro ao mesmo tempo. A última abertura simultânea para o escoamento do excedente de água que chega ao reservatório havia sido em março de 2016.
O vertimento pela calha central começou durante a madrugada, mas durou pouco, ela foi fechada no mesmo dia à tarde. Aberta desde 14 de janeiro, a calha esquerda seguirá vertendo pelos próximos dias.
A operação do dia 19 foi necessária em virtude do alto volume de chuvas registrado nas bacias incrementais de Itaipu, responsável pelo aumento da afluência ao reservatório, e pela redução da carga de energia durante o feriado de Carnaval.
Pela calha esquerda podem verter até 10 milhões e 600 mil litros de água por segundo (10.600 m3/s). No sábado (18), o vertimento chegou a 10.500 m3/s. Com a necessidade de aumentar esse volume, foi preciso abrir a segunda calha, por motivos técnicos. Não há perspectiva de abertura das três calhas.
Juntas, as calhas central e esquerda chegaram a escoar 12 milhões de litros de água por segundo (12.000 m3/s) por volta do meio-dia deste domingo. Foram 9.500 m3/s na calha esquerda e mais 2.500 m3/s, pela central. O volume equivale a oito vezes a vazão média das Cataratas do Iguaçu.
Na quarta-feira (15), a binacional acionou a Comissão Especial de Cheias, para acompanhar a situação hidrológica do Rio Paraná e preparar assistência às comunidades ribeirinhas, especialmente no Paraguai. Todos os dias são emitidos um boletim sobre a condição do rio. O documento está disponível no site da Itaipu, pelo endereço: https://www.itaipu.gov.br/sites/default/files/HIDROLOGIAPY/BH.pdf
Às 7 horas do dia 19, o Rio Paraná estava na cota 109,60 metros acima do nível do mar, segundo a estação hidrométrica de Itaipu na região da Ponte da Amizade. Para mitigar danos, a Assessoria de Responsabilidade Social da margem direita (paraguaia) está prestando toda assistência aos atingidos, desocupando casas no bairro de San Rafael, em Ciudad del Leste, e transferindo famílias e seus mobiliários para abrigos.
Turismo
Os visitantes que passaram pelos atrativos de Itaipu neste feriado prolongado do Carnaval puderam conferir o vertedouro aberto. O Complexo Turístico Itaipu (CTI) recebeu aproximadamente 10 mil pessoas, entre os dias 18 e 22 de fevereiro.
No sábado (18), primeiro dia do feriadão, passaram pelo CTI 2.468 turistas. A maioria de nacionalidade brasileira (2.249), mas também um grupo de 93 israelenses, e muitos outros estrangeiros. O movimento foi mais intenso à tarde. A Visita Panorâmica, que permite um giro pela usina e parada no Mirante do Vertedouro, recebeu 1.652 pessoas, com saídas a cada 15 minutos.
Para saber mais sobre os passeios na usina, acesse www.turismoitaipu.gov.br
Contatos: tel. (45) 3576-7000 / WhatsApp (45) 9 91319119.
Fotos: Rafa Kondlatsch | Itaipu Binacional