Secretário Roberto de Lucena participa de evento com autoridades do turismo, em Brasília

Lucena esteve na capital federal para tratar também de demandas do turismo paulista com o Poder Executivo

Evento de turismo no Royal Tulip para celebrar um ano do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), e visitas ao Senado Federal, Palácio do Planalto e Ministério do Turismo fizeram parte do itinerário do secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, no dia 21 de março, em Brasília (DF).

A extensa agenda na capital do país iniciou com a participação de Lucena no evento realizado pela Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), em conjunto com outras entidades que fazem parte do movimento “Vamos com Eventos e Turismo”. Para celebrar um ano do Perse, a associação apresentou os resultados econômicos e sociais que o programa promoveu após os impactos da pandemia no setor de turismo e eventos. O Perse foi criado em maio de 2021, fruto de ampla construção multipartidária dentro do Poder Legislativo e foi o maior instrumento de recuperação setorial pós-pandemia em execução no país.

A iniciativa reuniu investidores, empresários, gestores do setor turístico, parlamentares, os ministros de Estado, Márcio França (Portos e Aeroportos), Daniela Carneiro (Turismo) e Margareth Menezes (Cultura), além do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e a senadora Daniela Ribeiro, relatora do Perse.

“É um evento que marca o engajamento de todo setor e mobiliza todos os agentes envolvidos para mostrar que o esforço valeu a pena. Os resultados não podiam ser melhores. A criação do Perse foi fundamental para a recuperação do nosso setor”, comentou o secretário Lucena.

O estudo apresentado no evento comprovou que, com o suporte do Perse, o segmento mostrou resiliência e se tornou o grande vetor da economia nacional no cenário pós-crise. Os números do PIB aferidos em 2022 terminaram com alta de 2,9%, impulsionados principalmente pelo crescimento de 11.5% das atividades classificadas como “outros serviços”, que englobam aqueles prestados às famílias como o turismo, hospedagem, alimentação fora do lar e recreação, que fazem parte do hub do setor de eventos.  No que se refere à geração de oportunidades de trabalho, os setores de turismo e eventos foram responsáveis por 14,36% dos empregos formais gerados ao longo do ano de 2022, segundo informações do Ministério do Trabalho.

Na abertura do evento, o vice-presidente de Relações Institucionais da Resorts Brasil, Sérgio Souza, fez um agradecimento especial ao apoio e a presença do secretário Roberto de Lucena destacando a sua parceria e compromisso com o setor. “Lucena sempre entendeu a força do turismo e de eventos e a importância da mobilização setorial na articulação com os poderes executivos, legislativos e investidores. Obrigado, Lucena por caminhar ao nosso lado”, declarou ele.

O movimento “Vamos com Eventos e Turismo” envolve, além da ABRAPE, a Resorts Brasil, a Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra) e o Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat).

Outras informações sobre o Perse podem ser obtidas por meio do link https://abrape.com.br/arrecadacao-da-uniao-com-dividas-renegociadas-pelo-perse-pode-ultrapassar-os-r-18-bilhoes/


Fonte: turismosp