Presidente do Hopi Hari, Alexandre Rodrigues, diz que foram tomadas ações que incluíram a melhoria na comunicação interna, treinamentos técnicos e comportamentais
Há 26 anos, o Great Place to Work (GPTW), consultoria global considerada referência internacional na análise de ambientes de trabalho, certifica empresas com práticas de cultura organizacional e políticas de gestão de pessoas. Em 2023, o País Mais Divertido Mundo, como é conhecido o Hopi Hari, foi reconhecido e está certificado como uma das Melhores Empresas para se Trabalhar.
De acordo com o presidente do Hopi Hari, Alexandre Rodrigues, o processo teve início em 2022, quando a administração aplicou uma primeira pesquisa e, baseados em seus resultados, fez um amplo plano de ação pensando no bem-estar de seus colaboradores.
"Ouvir quem está no dia a dia da organização foi fundamental para conquistarmos a certificação. Nosso objetivo é ter um parque bom para o visitante e para o colaborador", conta Rodrigues.
O presidente detalha que foram tomadas ações que incluíram a melhoria na comunicação interna, sistematização do feedback, atendimento psicoterapêutico, treinamentos técnicos e comportamentais, encontros entre líderes, gestores e com o próprio presidente também foram implementadas após a análise dos resultados da primeira pesquisa.
Entre as maiores notas que o Hopi Hari recebeu estão os tópicos: Imparcialidade, onde os colaboradores relatam que são bem tratados independentemente de sua orientação sexual, gênero, cor ou etnia. Além disso, a empresa foi considerada um lugar descontraído para se trabalhar, onde são comemorados eventos especiais e que contribui para comunidade tendo um sentido especial para os funcionários e não sendo apenas "mais um emprego".
O programa de certificação GPTW é realizado por meio de uma ferramenta de pesquisa on-line e 100% anônima com os colaboradores das empresas, disponibilizada pelo próprio instituto, que resulta em um diagnóstico completo do Clima Organizacional, visando ajudar as organizações a aproveitar o melhor das pessoas e atingir resultados excepcionais e, acima de tudo, sustentáveis.
Além de atrair os melhores talentos do mercado, o selo GPTW atua na redução do índice de rotatividade e gera conexão entre colaboradores e empregadores, a fim de elevar a produtividade e credibilidade no negócio. Ele é um dos certificados mais reconhecidos e importantes no que se refere à gestão de pessoas de um negócio. Portanto, essa 'chancela' traduz a admiração e o reconhecimento dos colaboradores pela empresa.
“Obter esse reconhecimento por meio de um processo totalmente imparcial e reconhecido internacionalmente, também nos proporciona um diferencial importante na atração de novos talentos e na retenção daqueles que aqui já estão", finaliza Rodrigues