Sociedade Rural de Maringá trabalha com a expectativa de os negócios chegarem a R$ 700 milhões
Desde a realização do concurso Garota Country, ocorrido na semana passada para eleger a Rainha e duas Princesas da Expoingá 2023, Maringá e região estavam em contagem regressiva para o início do maior evento do noroeste paranaense, a Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Maringá, a Expoingá, que foi aberta oficialmente no dia 4 de maio. A Expoingá é o ponto alto dos festejos alusivos ao aniversário de Maringá, iniciados com a Festa da Canção, que terminou no dia 30 de abril.
Durante 11 dias, até o dia 14, o público pode contar com muita diversão e emoção para a família inteira, no Parque Internacional de Exposições de Maringá. São centenas de atrações para que a população da cidade e região saia da rotina e tenha experiências inesquecíveis.
A presidente da Sociedade Rural de Maringá (SRM), Maria Iraclézia de Araújo, que já organizou a Expoingá em pelo menos dez edições, disse estar confiante de que a feira deste ano vai repetir o sucesso da do ano passado, quando a geração de negócios passou de R$ 700 milhões e mais de 550 mil pessoas foram ao parque de exposições.
Tirolesa
Um dos locais mais frequentados é a área reservada para o parque de diversões. Para manter a tradição, o Yupie! Park proporciona uma dose extra de adrenalina para os mais corajosos e muita diversão para os mais tranquilos. Uma das sensações é a Tirolesa, que estreou em edições da Expoingá. Os aventureiros percorrem uma distância de aproximadamente 150 metros, a 12 metros de altura, em um voo sobre os brinquedos e o público.
Agromuseu
Próximo ao parque de diversões, o espaço do Agromuseu foi remodelado e ganhou novas atrações. Fotos, vídeos, reproduções e objetos resgatam a história da agricultura e pecuária, devendo o museu ser ampliado constantemente e, com o tempo, passará a ocupar também outras áreas do parque de exposições de Maringá.
Outra novidade é o Inova Agro, destinado a startups e ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para o campo.
Shows
O olhar de grande parte do público, no entanto, está voltado para a Arena Coberta “Joaquim Romero Fontes”. Local dos 15 shows artísticos e musicais programados para a Expoingá 2023. No palco, desfilam os grandes nomes da música sertaneja, do universo gospel, da batida eletrônica, entre outros.
Solidariedade
Tradição dentro da programação da Feira, nos dois dias de portões abertos, são esperados recolher toneladas de alimentos, agasalhos e produtos de higiene. Em 2023, as doações serão feitas nos dias 8 e 9 de maio, com a presença da consagrada dupla sertaneja Bruno e Marrone, e a missa, seguida da apresentação do Padre Reginaldo Manzotti, respectivamente.
Palco Cultural
A Feira reserva, ainda, uma área para as manifestações culturais e artistas regionais. Pelo Palco Cultural, onde se apresentam mais de 70 atrações, entre cantores, danças, músicos, orquestra, teatro, entre outros.
Balada
Para as pessoas que gostam de dançar e se divertir noite adentro, a XPO Club espera repetir o sucesso da primeira edição, do ano passado. A estimativa é de que 15 mil pessoas passem pelo local. Além da balada eletrônica, o espaço tem projeto cenográfico que remete a um ambiente de deserto pós-apocalíptico, inclusive, com uma réplica de dinossauro.
Oito segundos
No fim de semana de encerramento da Expoingá 2023, o público vai lotar a Arena Coberta para acompanhar o Rodeio. A expectativa é para o duelo de oito segundos entre touros e peões. Mas, a programação terá também montarias em cavalos, no estilo cutiano, que deu origem ao rodeio, e as provas funcionais e cronometradas dos três tambores e do laço em dupla.
Fonte: omaringa
Legenda: A Expoingá é o maior evento anual do noroeste do Paraná
Foto: Ivan Amorim