Roda Rico adere aos ODS DA ONU

Trabalho para atender aos objetivos da iniciativa global da ONU será focado em ações de Meio Ambiente; Democratização do Acesso e Inclusão Social; Cultura e Lazer

A Roda Rico passa a integrar, a partir deste mês, o Movimento Nacional ODS. Ao aderir à iniciativa, criada em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), o empreendimento de lazer assume o compromisso de trabalhar, por meio de projetos e eventos, em prol das metas que protegem o clima e o meio ambiente, buscam o desenvolvimento socioeconômico e melhoria da qualidade de vida das populações até 2030.

Dentre os 17 objetivos interconectados que compõem a iniciativa global da ONU, a Roda Rico atuará nos seguintes pilares: 3 – Saúde e Bem-Estar; 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico; 10 – Redução das Desigualdades; 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes; 17 – Parcerias e Meios de Implementação.

O trabalho para atender aos objetivos da iniciativa global da ONU será focado em ações de Meio Ambiente; Democratização do Acesso e Inclusão Social; Cultura e Lazer.

Em Meio Ambiente, a Roda Rico faz parte do programa Novo Rio Pinheiros, que trabalha para a revitalização não apenas das águas, mas do Rio Pinheiros, em toda a sua extensão. Para atender as metas ambientais ODS, o empreendimento desenvolverá ações que incentivam a gestão e uso sustentável dos recursos naturais, bem como a proteção da biodiversidade, ecossistemas e vida selvagem.

As iniciativas incluem, por exemplo, ações e eventos sobre resíduos, coleta seletiva, preservação da biodiversidade e economia circular, para conscientizar sobre a importância de reduzir os impactos negativos das atividades urbanas para a saúde humana e o meio ambiente.

Ainda no pilar ambiental, o empreendimento também servirá como “Observatório Roda Rico”, onde professores e alunos terão uma visão 360 graus da cidade de São Paulo e poderão abordar temas como urbanismo, meio ambiente, rios visíveis e invisíveis, saneamento, geografia, ciências, entre outros.

Em Democratização do Acesso e Inclusão Social são realizados programas que permitam o acesso ao lazer, arte, cultura e turismo às pessoas. Desde o início de sua operação, a Roda Rico promove visitas de crianças e jovens de instituições públicas e comunidades do entorno da roda-gigante para que aprendam mais sobre as características da região em que estão inseridos, bem como para que tenham a oportunidade de fazer o passeio sem custos.

Em julho, a Roda Rico recebeu a visita do Instituto Reddogs, que faz o treinamento de cães para assistência de crianças autistas, de apoio emocional e para intervenções assistidas por animais, procurando proporcionar inclusão social, autonomia e qualidade de vida às crianças atípicas e seus familiares. Na ocasião, os animais, que estão em fase de treinamento conheceram o espaço da Roda Rico para que se acostumem a acompanhar seus tutores em qualquer lugar. Os cães frequentaram espaços com grande quantidade de pessoas e barulhos, bem como escadas, elevadores, portas e itens de convivência e organização, como mesas, cadeiras e organizadores de filas.

No trabalho voltado à Cultura e Lazer inclui a promoção de eventos por meio de parcerias que estimulem o desenvolvimento de habilidades artísticas e sustentáveis, a prática de esportes ao ar livre, nas áreas internas da Roda Rico, como nos Parques Cândido Portinari e Villa-Lobos. Além disso, o projeto de concepção da Roda Rico foi pensado para ser sustentável. “Fazemos parte do programa Novo Rio Pinheiros, que revitalizou uma importante área de São Paulo. Aderir ao Movimento Nacional ODS é mais uma etapa do nosso trabalho para estimular atitudes que estimulem ações para a preservação ambiental, inclusão, igualdade e responsabilidade social”, explica o diretor de operações da Roda Rico, Marcelo Mugnaini.


Fonte: brasilturis

Foto: Drone Cyrillo/Divulgação Roda Rico