Que experiência você criou hoje em seu parque?

Por *Diretoria da Cervejaria Germânia

Já está comprovado que cada vez mais os visitantes amantes de parques aquáticos e temáticos criam memórias por relacionamento, ou seja, ao ir ao encontro com algo concreto e tangível.

Em pesquisa, nós da Germânia, descobrimos que existem três coisas que tornam essas memórias em experiências únicas e que levariam o visitante a tornar-se um consumidor frequente do mercado de parques, sendo que as duas primeiras, certamente, fariam com que ele voltasse ao mesmo parque. 

São elas: 1º: Atração/Brinquedo; 2º: Ativações/experiências; e 3º: Alimentos e Bebidas.

Sem sombra de dúvidas, a atração é a primeira da lista quando se trata de experiências em parques. É por meio dela que o visitante começa sua pesquisa, explorando o parque antes mesmo de chegar em seu memorável dia. É a partir da atração que o consumidor programa seu dia da visita, isso justifica sua posição número 1 em nossa pesquisa.

Uma vez no parque, o visitante gosta das surpresas que encontra, algo que não estava em seu “script”. Em pesquisa, a Journal of Personality and Social Psychology descobriu que nós, seres humanos, por sermos seres sociáveis, também gostamos de sermos surpreendidos. Quando essa ação é tomada, nosso cérebro envia essas informações para o hipocampo, lugar onde são armazenadas memórias de longo prazo. No nosso setor, experiências inusitadas, desde uma pequena ativação de palco, degustações ou uma atração que não foi anunciada anteriormente, faz com que o visitante se surpreenda e, por consequência, se lembre desses momentos como algo incrível e que certamente o levaria a voltar no parque. Por isso, em nossas pesquisas, as experiências ocuparam o segundo lugar da lista.

Esse é o campo onde Experiências Germânia atua, criando memórias e relacionamento com o visitante. Juntamente com nossos parceiros, nossa intenção é levar ao visitante memórias construídas no parque com sua família e amigos, fazendo por consequência ele se lembrar desses momentos especiais como algo que certamente o faria voltar ao parque. Cada vez mais nosso trabalho está voltado para criar experiências, pois sabemos que ao trabalhar para nossos visitantes estamos contribuindo ativamente para o setor. Como Marca Oficial, é crucial pesquisar, identificar e trabalhar com nossos parceiros para que o mercado cresça e se fortaleça.

Em terceiro lugar em nossas pesquisas é o setor de Alimentos e Bebidas (A&B). É nesse momento em que criamos memória gustativa. Cada vez mais o visitante tem valorizado a gastronomia do local e tem se tornado algo importante na sua tomada de decisão. Embora alguns ainda não acreditem nesse mistério, nossas pesquisas revelaram um aumento considerável de visitantes que optaram pela gastronomia como algo que achou significante em seu dia, o colocando em 3º lugar na lista de experiências memoráveis.

Os visitantes têm se posicionado e querem cada vez mais novidades e qualidade em seu dia de parque. Para o futuro do nosso setor, podemos apostar em experiências sensoriais como algo que levará o visitante a ter memórias incríveis e, certamente, voltar ao parque.

Operações Especiais Germânia vem trabalhando por meio de pesquisas e projetos dedicados a criar cada vez mais experiências sensoriais para o visitante dos parques em que atuamos. Dessa forma, nossas ativações, promoções e projetos especiais vêm se tornando uma assinatura e um diferencial. Levar uma marca já consolidada e com mais de 30 anos de experiências para um mercado em expansão talvez seja o nosso maior desafio, mas estamos certos de que esse é o caminho e que juntos conseguiremos alavancar o setor de parques no Brasil.


Diretoria da Cervejaria Germânia