FG Big Wheel, Arcade Haus e Parque Capivari conquistaram o reconhecimento do júri e levaram a estatueta criada pelo desenhista Mauricio de Sousa
No dia 14 de novembro, empresários do setor de entretenimento estiveram reunidos no Sea World - Port of Call, em Orlando, na Flórida, nos Estados Unidos, para participar do Adibra International Networking (AIN). O evento, promovido pela Associação Brasileira de Parques e Atrações (Adibra), homenageou os ganhadores do Prêmio Mauricio de Sousa, cujo objetivo é incentivar e reconhecer a criação e implementação de produtos de entretenimento e atrações com conteúdo e visual de qualidade em parques de diversões. Este ano foram 52 projetos inscritos, de 35 empresas, concorrendo em três categorias – Atração, Inovação e ESG.
As empresas ganhadoras foram:
Atração (avaliação das atrações de parques, levando em consideração seus aspectos criativo-construtivos: storytelling, tematização e qualidade de execução)
1º lugar: FG Big Wheel - Roda-gigante Balneário Camboriú
2º lugar: Ártico Neve e Gelo - Ártico Neve e Gelo
3º lugar: Hot Park - Turbilhados
Inovação (eventos, ações e campanhas de acordo com suas estratégias de desenvolvimento envolvendo novos processos e matérias diversas, como marketing, comunicação, recursos humanos, tecnologia, ganhos de eficiência, modelo de negócio e serviços relacionados à atração)
1º lugar: Arcade Haus – Fliperama Imersivo
2º lugar: Museu das Ilusões – Evento Ilusão de Ótica
3º lugar: Da20 Cenografia – Uirapuru – Espetáculo Musical Rock in Rio
ESG (avaliação de ações ambientais, sociais e de governança corporativa, visando o engajamento da corporação em prol de objetivos sociais em benefício da comunidade, do meio ambiente ou de governança corporativa).
1º lugar: Parque Capivari – Mascote Pedro - Libras
2º lugar: Beach Park – Jornada Sustentável Beach Park
3º lugar: Parque da Mônica - projeto Intergeração
Todos os vencedores foram homenageados com uma estatueta criada pelo desenhista Mauricio de Sousa com reconhecimento do mercado de parques de diversões do Brasil.
A escolha das empresas premiadas foi feita em outubro pelos jurados, o artista plástico e muralista Eduardo Kobra, a gerente sênior de Marketing da Warner Bros Discovery, Raquel Felicio, e o vice-presidente de Vendas e Marketing da empresa holandesa Vekoma Rides, Ricardo Etges, que elegeram os trabalhos de maior destaque no período de um ano, e se manifestaram orgulhosos com a qualidade dos projetos apresentados.
Para a presidente da Adibra, Vanessa Costa, essa premiação desempenha um papel fundamental como estímulo aos profissionais que trabalham para aprimorar os parques de diversões, transformando-os em ambientes mais atrativos, lúdicos e divertidos. “Ao criar o 'Oscar do Entretenimento do Brasil', a iniciativa da Adibra não apenas oferece reconhecimento, mas também serve como um incentivo para que esses talentosos criadores continuem suas obras com originalidade, criatividade e tenacidade, características essenciais para o progresso do setor. O crescimento contínuo do evento a cada ano é motivo de grande satisfação, e o impacto motivador do Prêmio Mauricio de Sousa no universo dos parques de diversões e atrações é evidente, fortalecendo ainda mais o comprometimento geral com a excelência no segmento”, reforça Vanessa.
A diretora de Educação da Adibra, Cyntia Carneiro, afirma que “ao prestigiar essas empresas, não estamos apenas confirmando suas conquistas, mas também inspirando todo o setor a elevar seus padrões. Este prêmio é uma celebração do presente, e também um olhar para o futuro, onde a criatividade, inovação e responsabilidade social continuarão a moldar o cenário do entretenimento no Brasil. Parabéns aos vencedores, e que continuemos a trilhar esse caminho inspirador juntos.”
Outro ponto alto do evento foi o Prêmio Liderança Feminina, resultado da parceria entre a Adibra e a Mauricio de Sousa Produções (MSP), em comemoração aos 60 anos da personagem Mônica. Foram premiadas três mulheres inspiradoras do setor: a diretora executiva da MSP, Alice Takeda, além da presidente da Adibra, Vanessa Costa, e a presidente do Sindepat, Carolina Negri. Ressaltam-se o profissionalismo e a força da mulher brasileira.
Adibra International Networking
“Com mais de 100 inscritos, reunindo os principais players da indústria do trade turístico, o AIN é ainda mais especial pelo fato de a Adibra ser uma associação de reconhecimento e representatividade no mundo do entretenimento brasileiro. Uma das características marcantes do evento é sua capacidade de reunir empresários engajados no setor em um ambiente propício para o compartilhamento de ideias, discussão de desafios e a construção de parcerias”, declara o diretor de Marketing da Adibra, Henry Hila.
Além disso, a internacionalização do setor de parques e atrações do Brasil é uma estratégia de grande importância, não apenas para o crescimento das empresas e operadores envolvidos, mas também para o país como um todo. Essa iniciativa visa mostrar ao mundo a qualidade e expertise do empresariado brasileiro, não apenas em oferecer entretenimento, mas também em promover o turismo e a economia nacional.
O Adibra International Networking conta com o apoio do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) e com o patrocínio de empresas associadas que se destacam no cenário nacional do entretenimento e também em outros segmentos, e são engajadas e alinhadas com as ações da Adibra. São elas: Sacoa Card, Speed Kids, Fitz Roy Entretenimento e Cervejaria Germânia.