Encontro reuniu mais de 800 empresários e profissionais do setor de turismo, cultura e entretenimento
No dia 7 de fevereiro, foi realizada uma grande mobilização na Câmara dos Deputados em Brasília, marcando a defesa do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE). O evento contou com a participação da diretoria da Associação Brasileira de Parques e Atrações (Adibra), junto com o Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), e reuniu mais de 800 empresários e profissionais do setor de turismo, cultura e entretenimento de todo o país. Parlamentares de diferentes esferas partidárias e ideológicas uniram forças para conscientizar sobre a importância de manter as conquistas do programa, ameaçado de extinção pela Medida Provisória (MP) 1.202/2023.
A mobilização teve início a partir do manifesto divulgado por diversas entidades representativas do setor de Turismo e Eventos, que formam o G20+ do Turismo. O documento destacou os impactos positivos do programa, como o crescimento do emprego em áreas como Artes, Cultura, Esporte e Recreação, e ressaltou a importância da segurança jurídica e do emprego frente à MP.
A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (FRENTUR), Frente Parlamentar Mista do Empreendedorismo (FPE), Frente Parlamentar Mista da Hotelaria Brasileira e a Frente Parlamentar em Defesa do Comércio e Serviços também lançaram um manifesto em defesa da manutenção do PERSE, com o apoio de aproximadamente 305 parlamentares.
O autor do projeto de lei (PL) que criou o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE), enfatizou que o setor de eventos é fundamental para a retomada econômica e a geração de empregos no país.
A mobilização nacional teve como objetivo garantir a continuidade e o fortalecimento do PERSE, vital para a recuperação e o crescimento do setor de eventos no Brasil.
A presidente da Adibra, Vanessa Costa, destacou que foi um momento histórico e impactante testemunhar essa mobilização expressiva dos setores de turismo, eventos, hotéis, parques, atrações, entre outros. “Esse movimento em conjunto com as associações do trade (G20) é fruto do trabalho que desenvolvemos desde os dias tensos, densos e árduos da pandemia. A reação dos mais de 100 deputados presentes foi unânime em apoio à nossa causa. Reforço mais uma vez que o trabalho em conjunto com o Sindepat foi decisivo para o sucesso desta ação em Brasília. Sinto orgulho ao ver vários associados de todo o Brasil indo aos gabinetes em busca de apoio ao manifesto, e esse esforço fez diferença, pois conseguimos 305 apoiadores! Obrigada a todos que estiveram conosco! E aos que não puderam estar desta vez, não faltarão oportunidades para estarmos juntos em prol do nosso setor, pois esta foi apenas mais uma batalha', finalizou."