Etarismo prejudica diversidade etária no mercado de marketing e comunicação

No Brasil, questões tecnológicas, sociais e novas reflexões sobre inclusão e diversidade têm pautado esse debate

Muito se fala sobre as profundas transformações pelas quais o mercado de trabalho tem passado. No Brasil, questões tecnológicas, sociais e novas reflexões sobre inclusão e diversidade têm pautado esse debate.

O etarismo não é uma novidade no mercado de trabalho. Mas em times e agências de marketing e comunicação, vemos situações de preconceitos etários e exclusão acontecendo diariamente. São impactados profissionais com larga experiência e bagagem, que contribuíram para construir o que chamamos de publicidade hoje no Brasil. Até quando vamos continuar com esse cenário?

Para a empreendedora na Economia Prateada, cofundadora das empresas MV Marketing e do Hype 50+, Bete Marin, os times nas áreas de comunicação e marketing estão cada vez mais jovem e não estão mantendo os profissionais experientes. Isso impede o maior ganho que uma empresa poderia ter em qualidade e produtividade que é a troca entre as gerações. Para mudar esse cenário, o primeiro passo é a contratação de talentos 50+ em times de marketing e comunicação: "Abrir espaço para profissionais mais experientes significa facilitar o entendimento sobre a diversidade dos consumidores 50+, além de incluir a idade nas iniciativas de diversidade, um primeiro passo para combater o preconceito etário."

Incluir profissionais 50+ dentro dos times de criação e de gestão de campanhas, não é só sobre eles: também é sobre o consumidor. Contratar e reter talentos 50+ significa qualificar o entendimento sobre um consumidor que pertence à Geração Prateada. Vale lembrar que esse profissional maduro é um facilitador da comunicação intergeracional!

 

A importância do Letramento em Longevidade

Cinquenta e cinco por cento dos brasileiros acima de 50 anos dizem que as marcas não se relacionam com eles, segundo estudo Tsunami do Hype 50+. Para mudar esse cenário é preciso preparar equipes de marketing para ouvir e falar com o público prateado. A MV Marketing tem feito o trabalho de Letramento via Workshops nas empresas e agências, com dinâmicas e pesquisas.

Na MV Marketing existe um time diverso: diversidade que não encontramos entre os times de marketing das agências e dos clientes. "Queremos trazer nosso exemplo para todas as equipes e agências de marketing e de comunicação. Não dá para falar que trabalha com inclusão se não encara o problema do etarismo de frente", comenta Bete.

Legenda: Da esquerda para a direita: Bete Marin e Camilla Alves