Beach Park participa de “Maior Aula de Natação do Mundo”, evento global em prol da segurança na água

Ação mobiliza milhares de pessoas, em mais de 20 países, com objetivo de alertar sobre a importância de ensinar as crianças a nadar, a fim de evitar afogamentos

No dia 20 de junho, o Beach Park recebeu 400 pessoas, sendo 200 crianças de 7 a 12 anos e seus respectivos acompanhantes, de escolas e instituições atendidas pela Prefeitura de Aquiraz, para a realização da 15ª edição da “Maior Aula de Natação do Mundo” - The World’s Largest Swimming Lesson (WLSL). As crianças tiveram orientações sobre o esporte e dicas de segurança aquática de professores de natação em uma área de piscina do parque aquático – além do acompanhamento de guarda-vidas e equipes de monitores, apoio e animação.

A ação é uma iniciativa da World Waterpark Association (WWA), associação internacional que atende parques e locais aquáticos e que organiza o evento, mobilizando milhares de pessoas, em mais de 20 países, com objetivo de alertar sobre a importância vital de ensinar as crianças a nadar, a fim de evitar afogamentos.  A Maior Aula de Natação do Mundo também teve o apoio do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT), da qual o Beach Park é filiado.

Anualmente, o Beach Park traz personalidades importantes para apadrinhar o evento, que auxiliam as crianças nas aulas e participam de todas as atividades. Este ano, as madrinhas são duas atletas da seleção brasileira do nado sincronizado, Gabriela Regly e Laura Miccuci.
As nadadoras são grande destaque no cenário do nado artístico brasileiro e, ao longo de suas carreiras, ambas já conquistaram diversos prêmios representando o Brasil em competições internacionais. Atualmente, as duas treinam pelo Flamengo, além de participarem da Seleção Brasileira e representarem a Marinha Nacional. Gabriela Regly tem acumulado vitórias e medalhas em campeonatos sul-americanos e mundiais, sendo seis vezes campeã sul- americana e oito vezes finalista mundial. Já Laura Miccuci é 11 vezes campeã sul-americana e 14 vezes campeã brasileira.

Juntas, elas formam uma dupla dinâmica que tem elevado o nível do nado artístico brasileiro, inspirando uma nova geração de atletas e consolidando o Brasil como uma potência emergente na modalidade, conquistando, no final do ano passado, o terceiro lugar nos Jogos Pan-Americanos de 2023, espaço que o país não alcançava desde 2011.

"É uma honra e um privilégio participar de uma iniciativa tão importante e transformadora. Proporcionamos às crianças não apenas momentos de diversão, mas também um aprendizado valioso que pode salvar vidas. Ensinar a natação é um gesto de cuidado e amor, e sermos convidadas a fazer parte desse momento nos enche de gratidão e alegria. Ao Beach Park, nosso sincero agradecimento pelo convite. Estamos muito felizes e honradas pelo reconhecimento e por participar desse evento tão importante", comentaram Gabriela e Laura.

Dados da WWA indicam que o afogamento é evitável, mas ainda é a principal causa de mortes acidentais entre crianças de 1 a 4 anos e a segunda maior causa de mortes não intencionais entre crianças até 14 anos.

 

SEGURANÇA

Segundo a gerente de sustentabilidade do Beach Park, Raissa Bisol, o Aqua Park do Beach Park, em Aquiraz/CE, é o representante do Ceará há anos para a realização da iniciativa.

“A natação é uma habilidade vital para salvar vidas e é muito importante alertar para uma causa que é a prevenção de acidentes, como afogamentos.  Estamos muito felizes em poder contribuir para esse grande evento, buscando oferecer uma aula de natação para crianças que não conhecem as técnicas do esporte e de como ficar seguros dentro d’água. As pesquisas mostram que afogamentos de crianças podem ser evitados em até 88% dos casos, com aulas formais de Natação”, explica Raissa Bisol.

Certificado internacionalmente pela empresa americana Jeff Ellis & Associates, responsável pelo treinamento e qualificação dos guarda-vidas dos maiores parques aquáticos do mundo, o Beach Park mantém um compromisso prioritário com a segurança das famílias que visitam o destino turístico. A equipe de salvamento aquático do destino passa por treinamentos diários altamente qualificados e diversas avaliações, garantindo um ambiente seguro para todos os visitantes.


Fonte: Sindepat