Oceano Arquitetura é especialista em proporcionar aos visitantes uma experiência única em diversos tipos de ambientes
Com um investimento de R$ 4 milhões, o Bali Park inaugurou a atração infantil Bali Kids. A nova área faz parte do projeto de expansão do parque que inclui futuros desenvolvimentos, como uma marina, um hotel flutuante e uma praia artificial.
Projetada pela Oceano Arquitetura, a Piscina Bali Kids abrange 1.091 m² de lâmina d'água e 469 m² de área com água aquecida. A atração conta com um playground lúdico, jatos e fontes interativas, três toboáguas coloridos, quatro escorregadores infantis, 383 bicos interativos e um pequeno escorregador (small slide), oferecendo uma experiência completa e segura para crianças de zero a seis anos.
Benefícios do Desenvolvimento Físico e Motor
A água da Piscina Bali Kids proporciona um ambiente propício para o desenvolvimento da coordenação motora grossa e fina das crianças. A resistência da água ajuda a fortalecer músculos e ossos, e promove o equilíbrio e a postura. Além disso, a água oferece uma variedade de estímulos sensoriais, como temperatura, pressão e textura, o que contribui para o desenvolvimento sensorial dos pequenos.
Vantagens para a Saúde Mental e Emocional
A Piscina Bali Kids é um espaço divertido e prazeroso, onde as crianças podem se refrescar, brincar e interagir umas com as outras. A água tem um efeito relaxante e ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, e as atividades aquáticas podem aumentar a confiança e a autoestima dos pequenos. O ambiente também é ideal para a socialização, o que permite que desenvolvam suas habilidades sociais.
Compromisso com a Segurança
A segurança foi uma prioridade no projeto da Piscina Bali Kids. Toda a área foi cuidadosamente planejada para evitar pontos cegos, melhorar a eficiência dos salva-vidas e proporcionar mais tranquilidade aos pais. Há um espaço exclusivo para adultos ao lado da piscina, o que possibilita que pais e filhos se divirtam juntos de maneira segura.
“A inclusão de uma piscina para crianças nessa faixa etária em um parque oferece diversos benefícios para as crianças, suas famílias e para a comunidade em geral. O desenvolvimento físico e motor, a saúde mental e emocional, a socialização e a segurança são pontos que destacamos nesse projeto. A Oceano tem o orgulho de fazer parte da concepção e execução desse projeto, que promove a saúde e a qualidade de vida das crianças e suas famílias com muita diversão”, destaca o sócio da Oceano, Thalisson Alexandre Silva Mesquita.
O Projeto Na Praia
Apesar de ser conhecido como um grande festival, o Na Praia possui uma estrutura que se assemelha a um parque temático, permanecendo montado ao longo de várias semanas na cidade. Esse festival não apenas encanta com sua temática, mas também oferece diversas atrações que contemplam uma estrutura de parque, proporcionando uma experiência completa e imersiva para os visitantes.
A programação diurna do Na Praia Festival é repleta de atividades para toda a família. O Day Use permite aos visitantes aproveitar o parque durante o dia, com acesso às áreas comuns, à vila gastronômica, práticas esportivas na areia e diversas atividades infantis. O Espaço Giraffas, o Laguinho e a Florestinha são dedicados às crianças, e proporciona um ambiente seguro e divertido para os pequenos. Além disso, há aulas de esportes nas quadras de areia e práticas esportivas na orla aos sábados e domingos, o que viabiliza bem-estar e interação social.
A vila gastronômica é um dos destaques do festival. A diversidade culinária é um elemento fundamental, e traz uma experiência completa para os visitantes.
Com uma proposta ousada, o Festival Na Praia retorna com o tema China, trazendo dragões, lanternas chinesas e muita areia de praia para o cerrado brasileiro. Esse evento, que é um dos principais do país, combina espetáculo visual com inovação tecnológica e sustentabilidade, graças à expertise da Oceano Arquitetura.
Desde 2022, a Oceano tem se comprometido a tornar o evento mais sustentável, desempenhando um papel crucial na criação e compatibilização dos projetos arquitetônicos do Na Praia. A empresa é especializada em cenografia e transforma o festival em uma experiência visualmente deslumbrante e ecologicamente consciente. Em 2024, a Oceano continua à frente da cenografia, com uma proposta inovadora para a vila A&B, chamada Chinatown, e um palco central notável por sua grandiosidade e uso de tecnologia de ponta.
A parceria da Oceano com a R2 Produções inclui uma estratégia robusta de sustentabilidade, alinhada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Desde 2017, o Na Praia é pioneiro em práticas ambientais, sendo reconhecido como o primeiro festival Lixo Zero da América Latina e, posteriormente, o maior festival Lixo Zero do mundo.
Este ano, uma das soluções destacadas é a economia de água, com a implementação de mictórios secos, torneiras com temporizadores e arejadores, além da seleção de plantas que demandam menos água.
Para a produção da vila A&B, Chinatown, Mariana Mares Guia comentou que a experiência imersiva foi baseada em pequenos comércios tradicionais chineses. “Selecionamos materiais como madeira, pintura em cores intensas, muitos luminosos, neon, lanternas típicas chinesas e incorporamos todos esses elementos na construção do ambiente”.
Sobre a Oceano
A Oceano Arquitetura se destaca no mercado de experiências cenográficas e construção de parques temáticos, abrangendo projetos tanto de pequeno quanto de grande porte. Especializada em cenografia para eventos online e off-line, arquitetura comercial, ativações de marca e design de parques temáticos, a empresa prioriza a viabilidade técnica e financeira de seus empreendimentos.
A Oceano já esteve à frente de outros importantes projetos cenográficos em várias cidades brasileiras, como o CoMA em Brasília, o Bali Park em Luziânia, e o Parque Aquático Multiparques em Balneário Camboriú. A empresa também já foi responsável pela ativação da Budweiser no Lollapalooza 2024 e no Corona Sunset 2023, ocorrido na Praia do Preá, Ceará.
Conheça os sócios
A empresa é composta por quatro sócios. Mariana Mares Guia é arquiteta formada pela UFMG e com um Master em Architecture and Sustainability na Bélgica, especialista em projetos comerciais e institucionais.
Thalisson Alexandre Silva Mesquita traz sua expertise em Arquitetura e Urbanismo pela UniCeub e pós-graduação em Conforto Térmico e Ambiental pela UnB, destacando-se no setor imobiliário e em eventos como Na Praia e Carnaval do Parque.
Gustavo de Sousa Vasconcelos Goes combina sua formação em Arquitetura e Urbanismo pela UnB com uma pós-graduação em Teoria e História da Arquitetura, focando em projetos comerciais e expografia desde 2006.
Victor Ricardo Holanda Freitas, formado em Desenho Industrial pela UnB, concentra-se em arquitetura comercial e direção criativa para cenografia de eventos e ativações de marca desde 2017.
Com esses projetos, a Oceano Arquitetura consolida sua posição como uma das principais empresas de cenografia e construção de parques temáticos do Brasil, oferecendo soluções inovadoras e sustentáveis que encantam o público e respeitam o meio ambiente.