ADIBRA Training Week 2024 conecta profissionais e transforma o futuro do entretenimento

Evento apresenta novo formato e destaca temas como educação e inovação

A Associação Brasileira de Parques e Atrações (ADIBRA), entidade sempre comprometida em trazer inovações e impulsionar o desenvolvimento do setor, e que este ano comemora 35 anos, promoveu uma reestruturação bem-sucedida do ADIBRA Training Week, um evento já consagrado, agora em um novo formato. Realizado nos dias 1º e 2 de outubro, no Gexperience, no Shopping Market Place, em São Paulo, e nos dias 3 e 4 de outubro em formato virtual pela plataforma Zoom, o encontro ofereceu uma jornada educacional inovadora que agradou os participantes.

A diretora de Educação da ADIBRA, Cyntia Carneiro, compartilhou sua empolgação sobre a retomada do ADIBRA Training Week. “Foi um evento pensado com muito carinho. A ADIBRA está comprometida em trazer conteúdos importantes e relevantes para o nosso setor, abordando temas que atendem às necessidades dos nossos associados. Aproveitamos a ocasião para anunciar a parceria com o SENAC, que fortalecerá nosso investimento em Educação. Estamos superanimados com essa nova colaboração, e vem muito mais novidades pela frente! A ADIBRA superou as expectativas e trouxe um conteúdo de qualidade para todos os associados”.

A programação do ADIBRA Training Week incluiu palestras e painéis estratégicos que proporcionaram uma experiência de alto valor para os profissionais do setor de parques e atrações. Durante os dois dias de evento presencial o auditório esteve lotado, demonstrando grande interesse nos temas abordados.


Palestras e Painéis - presenciais

O especialista em eventos e negócios de entretenimento, Marcelo Flores, conduziu a palestra ”Gestão de Experiências: Arquitetura dos Sentidos”: e o impacto no consumidor final, e abordou a importância de criar experiências sensoriais que cativem o público. 
O autor do livro Secreto das Redes Sociais e Gestão de Comunidade, Juliano Kimura, apresentou “Redes Sociais: Futuro do Entretenimento na era da Supertecnologia: Atualizar ou Morrer”, e enfatizou a necessidade de adaptação às novas tecnologias.
O especialista em Inteligência Artificial e transformação digital e empresarial, Erik Nakandakare, trouxe insights valiosos na palestra “Inteligência Artificial: Como a IA está maximizando resultados dos negócios”, e discutiu as aplicações práticas da IA para impulsionar o desempenho empresarial.
O escritor Best-Seller, mentor de copywriters e consultor, Paulo Maccedo, compartilhou seu conhecimento na palestra “Storytelling: A arte das narrativas milionárias”, e mostrou como relatos impactantes podem transformar marcas.

O especialista em vendas e neurociência, Yuri Utida, apresentou “O Neuromarketing aplicado ao consumo de experiências”, e explorou como as emoções influenciam as decisões de compra.

O parceiro associado de Revenue Management & Analytics na Noctua, Eduardo Martin, abordou “Revenue Management - Gestão estratégica de Receita: RM muito além da flutuação de preços”, e destacou estratégias para otimizar receitas.
A profissional de marketing, storyteller, cultura e estratégia, Fabiana Castro discorreu sobre “Parcerias Estratégicas - Desdobramentos criativos para construção de equity e negócios”, e ressaltou a importância das colaborações no setor.

Por fim, um painel especial sobre Propriedade Intelectual, intitulado “Construindo Marcas Icônicas: O Poder dos Personagens em Parques e Experiências Temáticas”, contou com a participação de Caroline Fátima (Parque da Mônica), Fernando Saad (Bob Esponja Restaurante Temático), Cesar Leonel (Sítio do Picapau Amarelo) e Ricardo Marques (Vila Smurfs Park), que discutiram a relevância dos personagens na criação de marcas duradouras e experiências envolventes. A programação proporcionou uma visão abrangente das tendências e inovações que estão moldando a indústria de parques e atrações, enriquecendo o conhecimento dos participantes e promovendo conexões valiosas no setor.

Fabiana expressou sua satisfação ao participar como uma das palestrantes do evento. "Para mim, isso tem uma conexão emocional, pois venho de uma empresa que é a minha escola; a minha formação é na indústria do entretenimento. Ter a oportunidade de perceber que tudo o que vivi e aprendi pode ser útil para outras empresas, e que existe uma associação organizada para isso, é extremamente inspirador. Além disso, sou uma pessoa que aprecia muito a troca de ideias. Conversar e conhecer profissionais do entretenimento, e sentir que eles se interessam pelo que tenho a dizer, é muito validador e gratificante. Essa conexão é realmente uma onda positiva.”

 

Palestras on-line

O tema "Espaços Inteligentes de Entretenimento: Inovação, Ecoeficiência e Bem-Estar para o Crescimento Sustentável" foi abordado pelo especialista em certificações e desempenho predial e sócio da Petinelli, Rafael Torres.

A palestra “Indicadores de Performance em Parques de Diversão: Gestão da Audiência, Precificação e Distribuição para Aumento de Vendas" foi ministrada pelo especialista em vendas de parques temáticos e de diversões e sócio cofundador da SPARKY, Suerlan Santos.
Já o tema "Tendências Gastronômicas e Preferências de Consumo em Parques de Diversões: Como Melhorar a Experiência dos Visitantes" foi conduzida por Erica Knaesel, da Nutriservice Consultoria em Alimentação, com a participação de Vitor Faccioni e Márcia Faccioni, da VF Projetos Criativos.

O conteúdo “Parques para Todos e para Cada Um: Como a Acessibilidade e a Inclusão Podem Impactar a Experiência dos Visitantes" foi ministrado por Júlio Ortolan, head de inovação da startup IDA.

A CEO do ArqPark, Vânia Botelho, achou o formato do evento muito interessante. “Às vezes, é difícil ficarmos tanto tempo longe do trabalho, então o formato híbrido se mostrou bastante eficaz. Também acredito que essa abordagem é muito vantajosa, pois permite que mais pessoas participem. Procuro estar presente em todos os eventos da ADIBRA, pois isso me permite formar laços e encontrar parceiros. Essa conexão é extremamente importante para o nosso setor.”

Para o profissional da Cervejaria Germânia, Rogério Ribeiro, ficou claro que o evento se destacou em muitos aspectos, mas o mais importante foi a sua capacidade de trazer uma visão de futuro para os empreendedores de parques de diversões no Brasil. “No nosso dia a dia, tanto empreendedores quanto profissionais tendem a se concentrar muito em suas operações. Porém, a oportunidade de ouvir palestrantes renomados de diversas áreas nos proporcionou insights valiosos sobre o que o mercado está buscando e o que os consumidores esperam de nós. Essa troca de experiências é fundamental para que possamos nos preparar e nos adaptar a essa nova dinâmica, garantindo que consigamos captar as oportunidades e enfrentar os desafios que surgem em um setor tão dinâmico".

O fundador da 4ACT Entretenimento e do Parque dos Smurfs, Ricardo Marques, elogiou a qualidade dos conteúdos apresentados durante o ADIBRA Training Week. Ele afirmou que os temas abordados foram incríveis e de grande relevância, e evidenciou que esses conhecimentos são fundamentais para o aprimoramento da experiência oferecida no Parque dos Smurfs e em outros empreendimentos. Marques acredita que essas discussões são essenciais para agregar valor às operações do setor, promovendo inovação e excelência em cada projeto.

Alessandra Veiga, da Fitz Roy, destacou a importância do evento e parabenizou a organização, e enfatizou como iniciativas desse tipo são fundamentais para o fortalecimento do setor. "Para nós, esse tipo de evento agrega muito em conhecimento e convivência com todos os associados, além de oferecer palestras enriquecedoras. Sair da nossa rotina pesada do dia a dia é algo que realmente vem para somar e contribuir para o crescimento do setor".

A CEO e fundadora da Maze FX, Bruna Junqueira, também compartilhou suas impressões sobre o evento. “Os conteúdos foram extremamente enriquecedores, especialmente nas áreas de Inteligência Artificial, Redes Sociais e Storytelling. A diversidade de participantes — profissionais de marketing, finanças e operações — proporcionou uma visão abrangente do setor, e salientou que o objetivo é sempre entreter toda a família. Eventos como esse são essenciais para divulgar o trabalho da ADIBRA, e com certeza estarei presente nos próximos eventos da associação”.

O diretor de Marketing da ADIBRA, Henry Hila, destacou o trabalho contínuo da entidade em promover eventos e sua dedicação à educação para o setor. “Já faz algum tempo que estamos focados em tratar assuntos relevantes e importantes para os nossos associados. Este ano, apresentamos um novo modelo por meio da ADIBRA Educação, que traz um projeto de capacitação para as equipes. É um momento interessante para nós, e esse projeto se mostrou bastante assertivo. Para o ADIBRA International Networking Day (AIN), já temos 300 pessoas confirmadas para o evento, além da festa de aniversário da ADIBRA que está por vir”.

O vice-presidente da ADIBRA e diretor-executivo da Star Parks, Marcelo Beraldo, declarou estar entusiasmado em apresentar esse novo modelo de evento, que representa uma reconstrução do ADIBRA Training Week que já existia. “A proposta foi criar um formato mais semelhante possível ao das TED Talks, trazendo temas atuais e incorporando tecnologia, além de abordar questões que permeiam o mundo e a atmosfera dos parques, mesmo que não estejam diretamente ligadas à nossa operação. Queremos criar um ambiente de discussão que reflita as tendências atuais. O evento foi um verdadeiro sucesso, e gostaria de parabenizar a diretora de Educação, Cyntia Carneiro, a diretora executiva, Carol Ayako, o gerente administrativo, Filipe Defacio, e toda a equipe que contribuiu para que isso acontecesse. Foi uma experiência maravilhosa que marca um novo momento para a ADIBRA Educação”.

Ele acrescentou que esse formato moderno e dinâmico permitiu que todos saíssem com um conhecimento a mais e com ideias que podem ser aplicadas nas operações. “Além disso, em breve, teremos o ADIBRA International Networking (AIN) em Orlando, onde ocorrerá a entrega do Prêmio Mauricio de Sousa e a celebração dos 35 anos da ADIBRA. Será um evento super conectado, um momento forte, pulsante, que traz novas operações para o nosso setor. Isso tudo tem a ver com a nossa indústria, onde o tradicional se junta ao moderno. Viva a ADIBRA e vida longa ao setor de parques e atrações”, destacou.

A presidente da ADIBRA, Vanessa Costa, também comentou sobre o sucesso do evento: “É muito satisfatório saber que as pessoas adoraram os conteúdos. As avaliações foram as mais positivas possíveis e espero que esse novo formato de capacitação e tendências se consolide. Temos muito mais atividades programadas para este ano, como o Prêmio Mauricio de Sousa. Quem ainda não se inscreveu, que se inscreva! Também teremos o ADIBRA International Networking Day, que será em Orlando, além da grande comemoração dos 35 anos da ADIBRA, marcada para o dia 16 de dezembro. Contamos com a presença de todos! Quero expressar minha gratidão pelo apoio dos nossos patrocinadores e de todos que participaram do nosso evento, assim como os associados, que sempre acreditam em nossas iniciativas”, mencionou.

O evento se destacou como um marco na capacitação profissional do setor de entretenimento, consolidando-se como uma importante ação para fortalecer a indústria e promover novas ideias e práticas que atendam às demandas de um mercado em constante evolução. A iniciativa contou com o patrocínio das empresas Speedkids Playgrounds e Fitz Roy, além do apoio da produtora audiovisual Maze FX e da Cervejaria Germânia, que também promoveu um happy hour, proporcionando um momento de descontração e networking entre os participantes.

O ADIBRA Training Week 2024 não apenas consolidou seu papel como um pilar essencial para a educação e inovação na indústria de entretenimento, mas também promoveu uma valiosa troca de experiências e conhecimentos entre os profissionais do setor. Com um formato dinâmico e conteúdos de alta relevância, o evento mostrou a importância de estar sempre atualizado frente às novas demandas do mercado.

A ADIBRA agradece a todos os patrocinadores, palestrantes e participantes por fazerem parte desse momento transformador e convida a todos para se manterem conectados, acompanhando as próximas iniciativas e eventos que visam fortalecer ainda mais nossa comunidade. Juntos, continuaremos a construir um futuro brilhante para o setor de parques e atrações!