“Inclusão eficiente: 10 pontos importantes para as pessoas com deficiência em parques de diversões” será o tema apresentado pela profissional no dia 7 de novembro
No dia 7 de novembro, às 16h, a psicóloga, pedagoga e palestrante de inclusão e diversidade, Natalie Gutglas Schonwald, participará de um webinar temático promovido pela Associação Brasileira de Parques e Atrações (ADIBRA) com o tema “Inclusão Eficiente: 10 pontos importantes para as pessoas com deficiência em Parques de Diversões”. A palestra é exclusiva para associados da ADIBRA e do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT), e acontecerá de forma on-line, transmitida ao vivo pela plataforma Zoom.
Durante sua apresentação, Natalie irá agregar conhecimento aos proprietários de parques para que possam continuar proporcionando uma experiência agradável ao público.
Parques de diversões que priorizam a acessibilidade desempenham um papel crucial na inclusão de visitantes de todas as idades, independentemente de suas capacidades físicas. Essas instalações são projetadas para garantir que pessoas com deficiência (PCDs) possam desfrutar de atrações de maneira segura e confortável. Isso inclui, por exemplo, a adaptação de brinquedos, a disponibilização de cadeiras de rodas, a criação de caminhos acessíveis, sinalização clara, presença de funcionários treinados para oferecer assistência, etc. Com essas e outras medidas, os parques se tornam espaços de diversão e convivência, permitindo que todos compartilhem momentos de alegria e lazer.
Natalie Gutglas Schonwald tem uma trajetória de vida repleta de desafios e superação e é apaixonada por assuntos relacionados à inclusão. Após um AVC, quando ainda era um bebê de 8 meses, ela enfrentou um caminho de evolução. Natalie tem como meta provar para as pessoas que, com o apoio da família e profissionais capacitados, é possível superar as dificuldades, e que a deficiência não deve impedir qualquer pessoa de seguir sua vida.
Natalie Schonwald
Natalie é psicóloga, pedagoga, palestrante de inclusão e diversidade. É pós-graduanda em Psicopedagogia pelo Instituto Singularidades (SP) e autora dos livros “Na Cidade da Matemática” e “Na Cidade da Matemática – Bairro das Centenas”. Natalie completa seu trabalho escrevendo artigos e realiza atividades em escolas que envolvem assuntos como o de combate ao bullying e diversidade, este último, também é um tema que a psicóloga aborda em suas palestras em empresas.
A profissional também é voluntária da Associação dos AVCistas do Brasil - uma organização comunitária de acolhimento às vítimas de AVC e seus familiares, e da Comunidade Educadores Reinventores. Como atleta, participou do mundial de adestramento paraequestre em 2003 – pratica esporte desde seus 9 anos e também é embaixadora da equipe feminina de surfe adaptado.
Após um AVC com 8 meses, enfrentou um caminho de superação. Sua história é marcada não apenas pela adversidade, mas pela resiliência e conquistas que a transformou em fonte de inspiração, destacando a importância da inclusão e da diversidade em todas as suas formas.