Mercado de eventos está em crescimento e traz muitas inovações

Tendências incluem personalização de espaços e atrações que promovem interação nas redes sociais

Segundo a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE), o mercado de eventos no Brasil deve movimentar R$ 141,1 bilhões em 2025, o que representa um crescimento de 8,4% em relação ao ano passado. De acordo com pesquisas, uma das grandes tendências atuais é a personalização de espaços e serviços, com foco na criação de experiências que toquem diretamente os interesses e expectativas de cada convidado.

Para o CEO da Max Produções, empresa especializada em festas na capital paulista, Alexandre Augusto dos Santos, os números são sentidos e comemorados já que o segmento segue uma tendência mundial com a personalização de momentos. “Nosso principal serviço ainda é o registro por meio de fotografia e filmagem da festa, que compete quase de igual pra igual com as atrações avulsas como a Cabine de Fotos com impressão imediata, a Plataforma para gravação de vídeos performáticos, além dos personagens, robôs de Led e as famosas fachadas e tapetes personalizados”, revela o empresário.

Atuando no mercado há 26 anos, a empresa já produziu mais de 30 mil festas sendo que é possível notar uma mudança de comportamento social: as pessoas estão comemorando mais. “Desde eventos corporativos a reuniões pessoais, todos buscam atrações que possam deixar o acontecimento diferente e mais incrementado, onde a diversão é regra básica”, afirma. Santos ainda reforça que é notável a influência das redes sociais nesse cenário: “A troca de experiências e a possibilidade de postar e marcar outras pessoas cria um compartilhamento orgânico que gera outras contratações, por isso, investimos em inovações e em uma estrutura de equipamentos e pessoal bem preparada”.

O diretor da Associação Brasileira de Parques e Atrações (ADIBRA) e fundador da Rede Cata-Vento de Buffets e da Plataforma Festou, Marcelo Golfieri, detalha que o segmento inicia agora uma recuperação, após a pausa forçada que sofreu com o isolamento na pandemia, o que fez com que muitas casas de festas fechassem as portas. “Renascemos e voltamos com ainda mais gás e trazendo inovações, pois acompanhamos as demandas do mercado que cada vez mais interage com as redes sociais e personaliza as festas. O setor está em plena retomada e impulsionado por experiências imersivas e eventos presenciais”, fala o especialista em festas já que atua na área há mais de 30 anos.


Segmento em alta e não é só para baixinhos

Apesar da Max Produções ser uma empresa focada na prestação de serviço a festas infantis, um novo público busca as interações: o adulto. “Por meio da tecnologia, a digitalização tem transformado o setor de eventos, permitindo um atendimento exclusivo e moderno, ao mesmo tempo. Nossas atrações são bem recebidas pelo nosso público e uma alternativa nova que vem crescendo como modismo é a aquisição de fachadas temáticas infláveis, que personalizam os locais de festas, impactando e personalizando desde da entrada do evento. E quem hoje não gosta de causar uma boa impressão logo no primeiro impacto?”, brinca Alexandre.

A modernidade não invadiu apenas as atrações locadas a cada festa. Alguns buffets infantis, como a Rede Cata-Vento, lançam moda em novas estruturas, como a da unidade São Caetano, no ABC Paulista. “Essa nossa unidade possui um pub em meio ao espaço de brinquedos, o que possibilita que adultos também se divirtam e as crianças brinquem. Aliás, uma das nossas características é que baixinhos e altinhos aproveitam os brinquedos, já que podem ir em pelo menos 80% deles. Então, inovamos não só na fachada que não traz mais o aspecto lúdico infantil porque se trata de uma casa de eventos. Em algumas de nossas unidades realizamos desde festas infantis convencionais e aniversários de 15 anos e eventos corporativos, além de reuniões de gente madura que vira criança no barco Viking ou na tirolesa”, fala Golfieri.

Para a secretária executiva Antônia Faryas, que comemorou 50 anos em um buffet infantil e com direito às atrações de cabine de fotos e plataforma, cada centavo investido no evento valeu a pena. “Durante quatro horas a gente se divertiu sendo que até escalada eu fiz. Meus amigos do trabalho curtiram o cinema 6D e parte da família não saiu dos carrinhos. Sem falar nas interações com as fotos impressas e vídeos da gente dançando. São lembranças para o resto da vida e que tornaram o momento mais que especial para todos os convidados de todas as idades”.


Fonte: Jovempan

Crédito: Divulgação/ Max Produções

Legenda: Apesar da Max Produções ser uma empresa focada na prestação de serviço a festas infantis, um novo público busca as interações: o adulto