Presidente do conselho fiscal da ADIBRA, o engenheiro Francisco Donatiello Neto apresentou o tema “Indústria de parques de diversões no Brasil e suas relações internacionais”
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) realizou, no dia 23 de junho, em sua sede, o 1º Workshop Paranaense sobre Legislação, Instalação e Manutenção de Parques de Diversões, para discussão sobre a situação do setor no Brasil. O engenheiro e presidente do conselho fiscal da ADIBRA, Francisco Donatiello Neto, esteve no evento, como representante da entidade, e ministrou palestra com o tema “A indústria de parques de diversões no Brasil e suas relações internacionais”.
O encontro contou com a participação de representantes de parques de diversões, profissionais responsáveis pela instalação e manutenção desses empreendimentos, representantes do Ministério Público do Estado do Paraná, representantes do Corpo de Bombeiros, representantes das associações dos municípios, presidente, diretoria e conselheiros do CREA-PR, além de funcionários relacionados à fiscalização.
Além da palestra do engenheiro Donatiello, aconteceram outras duas, uma delas apresentada pelo engenheiro eletricista e de segurança do trabalho Sérgio Lamana, com o tema "Instalações Provisórias", e a outra englobou assuntos referentes à Norma de Procedimento Técnico (NPT) 041 - Regularização de Eventos, apresentada pelo Major Gross, do Corpo de Bombeiros do Paraná.
“Foi uma oportunidade única de mostrar a pujança e organização dos parques de diversões do Brasil. Há uma visão distorcida do nosso setor, em função do grande destaque dado a eventuais problemas que acontecem em parques, e, por outro lado, nenhuma divulgação às nossas iniciativas tão positivas, como a elaboração de manuais, palestras, treinamentos, coordenação dos processos normativos, etc.. É importante que o setor continue demonstrando seu profissionalismo e identidade”, disse Francisco Donatiello.
Durante o evento, foi acertado, entre o presidente do CREA-PR, o engenheiro Joel Krüger, e o presidente do Conselho Fiscal da ADIBRA, engenheiro Donatiello, a assinatura de um acordo de mútua cooperação entre as duas entidades, nos termos que a ADIBRA já possui com o CREA-SP. “Esse acordo é mais uma evidência da vinculação da ADIBRA com instituições da mesma seriedade, que buscam a segurança nos nossos parques”, concluiu Donatiello.
Termo de mútua cooperação entra a ADIBRA e o CREA-SP
Desde outubro de 2015, a ADIBRA possui estreitas relações com o CREA-SP, devido à assinatura do termo de mútua cooperação entre as duas entidades, que tem como objetivo a adoção de medidas conjuntas para a abertura de parques e atividades afins, com vistas à segurança dos usuários desses empreendimentos.
De acordo com o presidente do CREA-SP, Francisco Kurimori, os parques de diversões abrigam equipamentos produzidos a partir do trabalho de engenheiros, que podem causar alegrias, mas também tristezas caso haja falhas técnicas. Por isso, preocupadas com a segurança e qualidade dos serviços prestados à sociedade pelos parques de diversões, as duas entidades firmaram essa parceria.
Segundo Francisco Donatiello, a ADIBRA conta com o apoio do CREA-SP e está francamente aberta para apoiá-lo, bem como as outras unidades estaduais da entidade, em todas as iniciativas que possam carecer de algum respaldo. “Para nós, este termo consolida mais um degrau do crescimento técnico de segurança na vida dos parques brasileiros”, disse Donatiello.