Parque EuropaCity terá 800 mil metros quadrados de montanhas-russas, parques aquáticos e de neve, realidade virtual e muito mais
Todos os anos há romarias à Torre Eiffel, Louvre ou Notre Dame, aos passeios de barcos no Sena ou à diversão ilimitada que é a EuroDisney. E como se já não bastassem todos estes motivos, foi agora confirmado que a cidade francesa vai ter um novo e gigante parque de entretenimento e lazer, com montanhas-russas e esportes aquáticos, um domo coberto de neve, pista de ski, parques verdes, hotéis e restaurantes.
De acordo com os investidores privados, o EuropaCity é um projeto francês “de interesse nacional sem precedentes”, avaliado em 3,1 mil milhões de euros e terá 800 mil metros quadrados. O parque considerado gigantesco, ficará localizado no Triangle de Gonesse, em Ile-de-France, a cerca de 14 quilômetros a norte de Paris, perto do aeroporto Charles de Gaulle. Espera-se que atraia 31 milhões de visitantes por ano, número considerado superior ao público da Disneyland Paris, atualmente.
A construção na EuropaCity, projetada pelo grupo de design BIG, do arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels, deve começar em 2019 e terminar em 2024, embora seja previsível que haja atrasos por causa de alguns detalhes legais.
Há vozes críticas ao projeto, sobretudo pela sua dimensão e impacto. Do outro lado, os defensores deste sonho têm enfatizado como benefícios, a sua dimensão ecológica e o turismo para toda faixa etária. Estão previstos hotéis de luxo ao lado de diversões familiares, e atrações para todas as classes sociais.
A “cidade da Europa” terá múltiplas experiências em torno da cultura, lazer, compras e gastronomia. E ainda oito edifícios dentro do complexo dedicados a atividades específicas, que foram objeto de uma competição internacional de arquitetura.
Contará ainda, com um parque temático, um circo, sala de concertos, parque aquático, cúpula de neve interior com uma variedade de encostas artificiais e uma área de escalada no gelo, montanhas-russas de realidade virtual de alta tecnologia e um centro cultural especial para as crianças.
No centro do projeto estão dez hectares de áreas arborizadas e uma gigante horta urbana, de agricultura biológica. Haverá dezenas de lojas conceptuais e de grandes marcas, mas também espaços de pequenos criadores.
Segundo os promotores, vão ser criados cerca de 11.800 empregos diretos, num projeto que prevê a criação de um bairro real, com ruas, praças e espaços verdes.
A EuropaCity quer ser um “local exemplar do ponto de vista ambiental”, com parques fotovoltaicos, uso de materiais reciclados e sustentáveis, reutilização de água e caldeiras de biomassa.
A cidade estará localizada a menos de 30 minutos do centro de Paris, com acesso por carros e metrô. Uma vez lá dentro, a viagem será feita maioritariamente a pé ou de bicicleta.
Fonte: Nit