Evento reuniu especialistas que falaram sobre tecnologia, arte e brincadeira, edutenimento científico e outros assuntos
A 7ª edição do Fórum Adibra da indústria Brasileira dos Parques de Diversões e FEC's - Centros de Entretenimento Familiar, realizada no dia 3 de junho, durante a 13ª Expo Festas e Parques - Feira Internacional de Produtos e Serviços para Parques, Buffets e Festas, promovida pela Francal Feiras, que aconteceu de 31 de maio a 3 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo, contou com um número expressivo de profissionais, 180 inscritos, que puderam conferir temas atuais e relevantes para o segmento.
A abertura foi realizada pelo presidente da Francal, Abdala Jamil Abdala, e em seguida o presidente da Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra), Francisco Donatiello Neto, ressaltou a importância desses encontros. “Eles nos permitem ficar por dentro do que acontece na sociedade como um todo, e temos observado que os profissionais estão ávidos por novas informações para se manterem atualizados. E é isso que tentamos proporcionar”, destacou Donatiello.
Considerado um dos eventos mais importantes do trade, a edição 2019 reuniu especialistas de várias áreas. Presente no cotidiano das pessoas, de diversas maneiras, a tecnologia está também a serviço da diversão, e foi esse o primeiro tema abordado no Fórum, com o diretor de Criação do Estúdio Animatic, Gustavo Bacan, que falou sobre como os parqueiros podem se beneficiar com as novas ferramentas tecnológicas. “Existem vários aplicativos disponíveis no mercado com os quais é possível criar promoções, jogos e brincadeiras como caça ao tesouro, por exemplo, onde o parque inteiro pode virar uma atração. É possível mapear algumas áreas do lugar e utilizá-las para a criançada brincar de realidade aumentada. Há também a realidade virtual, usada muito em montanhas-russas ou em simuladores 3D. Uma das vantagens é que a atração tecnológica é mais barata do que um brinquedo físico”, destacou.
Aproveitar a tecnologia é sem dúvida muito importante nos dias atuais, porém, é preciso também estimular o brincar da forma mais pura, sempre por meio de relacionamentos. Esse foi o assunto debatido pelo diretor de Criação da Baladeira Inovações, Alex Façanha, com o Case Cidadecolorir, Quando a arte vira parte da brincadeira. O projeto desenvolvido para crianças de 2 a 12 anos, sempre acompanhadas de um maior responsável, foi implantado em áreas localizadas dentro de shopping centers, onde os pequenos dão asas à imaginação e são os responsáveis por pintar uma minicidade reproduzida no local. “O objetivo é que as crianças voltem a pintar e a colorir. Descubram como é gostoso brincar e interagir com a família. E isso, não demanda gastos. É preciso somente um papel e um lápis de cor. Acreditamos que a educação possa sobreviver, sem sofrer interferências tão agressivas da tecnologia”, considerou.
Adriana Carvalho, da ONU Mulheres, entidade das nações unidas presente em 100 países ao redor do mundo, que cuida do empoderamento das mulheres e meninas e da igualdade de gênero, falou sobre Conscientização Empresarial de Etnia e de gênero. “Entendemos que o mundo pode oferecer oportunidades iguais para mulheres, homens, meninas e meninos. E para isso, é necessária a participação de toda a sociedade e das empresas que são uma grande parte dessa equação. Estudos mostram que empresas com uma autoliderança equilibrada entre homens e mulheres, têm uma alta lucratividade. Isso pode ser aplicado para a realidade dos parques de diversões também”, mencionou. Adriana apresentou ainda uma plataforma específica da ONU Mulheres, com a agenda das Nações Unidas, disponibilizada para as empresas do mundo todo.
Com suas experiências de forma educativa e lúdica, a turma do Ciência em Show - Comunicadores e educadores científicos, foi a última a se apresentar. Eles mostraram como o Edutenimento Científico pode ser uma oportunidade de agregar conteúdo interativo e de qualidade aos parques de diversões. “Fazemos muito mais do que experimentos. Realizamos experiências com objetos que se transformam em experiências de vida, que mexem com a memória e o sentimento das pessoas. Nosso objetivo é levar o conteúdo com propósito e contextualizado. E uma experiência contextualizada pode promover a visitação pedagógica no seu parque”, declarou uma das integrantes do grupo e especialista em tecnologia, Ana Ralston.
Para a diretora de Educação da Adibra, Cyntia Carneiro, a 7ª edição do Fórum Adibra trouxe conteúdo de uma forma equilibrada. Ela falou um pouco sobre tecnologia, edutenimento e a importância da educação, da família e da criança. “E com o encerramento do Fórum, com o pessoal do Ciência em Show que trouxe o ensinar e o comunicar por meio da ciência de maneira descomplicada e descontraída, podemos ter a educação realmente como um ponto muito importante para o desenvolvimento do setor de parques de diversões do Brasil”, comentou.
Durante todos os dias de evento, a Adibra, que é uma das apoiadoras da feira, esteve presente com um estande institucional para atender seus associados, e montou um treinamento para o acesso da área logada do site, com o time de desenvolvimento da Associação. De acordo com o diretor de Marketing e Comunicação da Adibra, Henry Hila, essa edição do Fórum, o deixou particularmente feliz porque foi possível concluir e entregar os projetos que começamos a trabalhar em 2016, como a área logada do site. “A nova campanha Adibra Conecta que traz o associado para esse mundo mais digital é uma oportunidade de eles utilizarem todos os benefícios que disponibilizamos”, explica.
Na opinião de Donatiello, a 7ª edição do Fórum Adibra encerrou com um balanço positivo, do ponto de vista da qualidade das palestras, da presença do público e da sinergia entre o que foi dito e as necessidades do segmento. “Achamos que todas as palestras de alguma forma agregaram algo ao profissional do segmento. Estamos num setor que resiste às crises e podemos colaborar com a educação. Por isso, procuramos realizar o nosso trabalho o mais competente possível”, finaliza.
Após o Fórum, a Adibra recebeu seus convidados para um coquetel na Sala VIP do evento.