MSP completa 60 anos e inaugura exposição “Olá, Mauricio!”

Acervo histórico e obras inéditas de Mauricio de Sousa estão disponíveis para visitação gratuita no Centro Cultural Fiesp até o dia 15 de dezembro

Nos quadrinhos, nas telinhas, agora também nas telonas e em diversos outros espaços, a Turma da Mônica está na vida dos brasileiros há anos. No mês que completou 60 anos, a Mauricio de Sousa Produções (MSP) inaugura a exposição “Olá, Mauricio!”, no Centro Cultura Fiesp, reunindo obras que mostram parte das criações das centenas de personagens e anos de trabalho do desenhista Mauricio de Sousa.

A exposição destaca a história dos quase 500 personagens da MSP, base da criação de diversos produtos culturais, como os quadrinhos, reconhecidos no processo de alfabetização de milhares de brasileiros, além de apps, jogos, desenhos animados, filmes, animações e mais de 3.500 produtos licenciados.

A história da MSP começou em 19 de julho de 1959, com a publicação de uma tira do Bidu e seu dono Franjinha no jornal Folha da Tarde, atual Folha de S. Paulo. A exposição dá espaço especial ao cenário dessa tira, além de muitos outros que são representados de forma bem-humorada onde o público sente como se estivesse dando um passeio pelo Bairro do Limoeiro.

Entre as atrações, a mostra conta com ovo do Horácio, Livro dos Mortos da Turma do Penadinho interativo, esculturas para fotos (photo opportunity), cadernos da infância de Mauricio de Sousa e muitas outras surpresas, como obras inéditas. A coleção “História em Quadrões”, releituras de pinturas de artistas consagrados com os personagens da turminha são algumas das novidades da exposição.

“São 60 anos de muito trabalho e constante realização de sonhos. Não só os nossos sonhos, mas de todos os fãs que nos acompanham. E tem muito mais para os próximos anos”, comenta o desenhista e criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa. 

Com curadoria de Jacqueline Mouradian, a exposição em cartaz desde 17 de julho, vai até o dia 15 de dezembro, no Centro Cultural Fiesp, localizado na Avenida Paulista. A visitação é gratuita e pode ser conferida de terça a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 10h às 20h. A mostra é acessível, os textos descritivos das obras também são bilingues, nas línguas portuguesa e inglesa.