FunPark: ícone da tematização na capital amazonense

Empreendimento, que é fruto da parceria entre a rede de áreas de lazer indoor Show Play e o grupo Saphyr, é um dos maioresparques cobertos do Brasil e o primeiro temático do Amazonas

No coração da floresta tropical mais extensa do planeta – a Amazônia -, entre mistérios e lendas, está um dos maiores parques de diversões cobertos do Brasil e o primeiro temático do estado do Amazonas: FunPark. Oparque indoor, instalado no Shopping Manaus Via Norte, localizado na capital amazonense,reúne, em seu portifólio, mais de 80 atrações, entre brinquedos coletivos eindividuais, games, equipamentos eletrônicos e mecânicos, para a diversão de crianças e adultos. Inaugurado em julho de 2015, o FunPark é resultado de uma parceria de sucesso entre o grupo Saphyr e a Show Play. Ele tem capacidade de atender até 3.768 pessoas por hora.

Uma ousada decisão, por parte dos empreendedores, ainda na concepção do FunPark, foi investir na cobertura de 90% do parque, que equivalema cinco mil m². Esse é, hoje, o fator primordial, não apenas para o conforto dos seus clientes e proteção dos equipamentos, mas também para o seu funcionamento diário. Afinal, em Manaus, as chuvas duram, em média, seis meses ao ano, e, no período restante, durante o verão, muitas vezes o sol aparececom chuva, simultaneamente, em função da evaportranspiração típica das regiões tropicais. Por isso, graças à sua monumental cobertura, com sol ou chuva a diversão está garantida.

No loca, o entretenimento vem acompanhado de informação e conhecimento cultural. Isso porque todas as atrações coletivas foram tematizadas em homenagem às lendas e o folclore amazônico. A atração Tucuxi, por exemplo, é uma barca em forma do boto dessa espécie, que prestigia as histórias folclóricas do dócil golfinho que vive na Amazônia. Outro exemplo é a minimontanha russa, batizada e ambientada para homenagear a lenda do Boitatá,que significa,na linguagem Tupi Guarani, “fogo que corre”. Além da customização dos brinquedos, em suas placas estão descritas informações da lenda/folclore e o motivo da homenagem. Dessa forma, as crianças aprendem brincando.

Além disso, diversão com acessibilidade é assunto sério no FunPark. O empreendimento, que é destinado ao público adulto e infantil, fornece acessopara pessoas com necessidades especiais. Cadeirantes podem se alegrar girando no carrossel projetadoexclusivamente para eles. E para facilitar o ingresso de clientes com carrinho de bebê e cadeira de rodas, o parque conta com uma opção de rampa em sua entrada.

A segurança dos clientes é outramissão do FunPark. Placas informativas na entrada do local e indicaçõesem cada brinquedo facilitam a conscientização e compreensão dos visitantes. Ademais, inserido no cronograma de capacitação e atualização de recursos humanos, no início de janeirode 2017, o empreendimento recebeu a visita do engenheiro, diretor do Comitê de Segurança da Adibra e integrante do Conselho Fiscal da associação, Francisco Donatiello Neto, que palestrou sobre segurança preventiva, corretiva e modelo de operação dos brinquedos de acordo com as normas da ABNT 15926:2011. Vale ressaltar que todos os colaboradores possuem treinamento sobre normas de segurança, combate a incêndio e primeiros socorros.

Em parceria com o Shopping Via Norte, o parque também conta com uma enfermaria de fácil e rápido acesso, e está a 10minutos de carro de dois hospitais (Delphina Aziz e Francisca Mendes). Ainda cabe sublinhar que, ao lado do FunPark, está a Secretaria de Segurança Pública, que garante a segurança patrimonial e integridade dos que visitam o local.

O FunPark funciona de terça a domingo, das 14h45 às 22h30. A entrada acontece por meio do PassCard (cartão magnético). O local dispõe de uma praça de alimentação, dois salões para eventos e festas de aniversário.

O parque pertence à rede Show Play, que nos últimos três anos ganhou o prêmio de melhor empresa em operações de compras em seu segmento, concedido pela Associação Brasileira de Varejistas, em votação realizada pela internet, junto aos clientes. O grupo tem unidades com operação em São Paulo, Fortaleza, Santa Catarina, Recife, Natal, Teresina, Manaus, Aracaju e Paraguai.

Policiais da secretaria de segurança pública

Normas de Segurança sobre o Boitatá

Normas de Segurança do Tucuxi

Lendas do Boitatá

História folclórica do boto tucuxi

Carrossel com acessibilidade

Salão de eventos