Trata-se da ponta do iceberg de uma onda inspirada em games
Quem não está acostumado a jogar videogames e vê o visual quadradão e aparentemente simplório de um sucesso, o Minecraft, pode não entender o apelo inegociável. O jogo, no qual os praticantes criam construções por meio do empilhamento de cubos, é o mais vendido da história, com mais de 300 milhões de cópias adquiridas em todo o mundo, desde seu lançamento, em 2011. Tem mais de 170 milhões de usuários ativos, e vídeos relacionados ao conteúdo do negócio já alcançaram mais de 1,3 bilhão de visualizações.
A empresa responsável pelo desenvolvimento da brincadeira, o Mojang Studios, foi comprada pela Microsoft em 2014 por 2,5 bilhões de dólares. O fenômeno, é natural, levaria, como levou, a marca para o cinema. Um filme de live action com os atores Jason Momoa e Jack Black está previsto para chegar às salas em abril. Vem aí também uma série na Netflix.
Como os tijolinhos não param de subir, há no horizonte outra novidade ruidosa: os parques de diversões, de carne e osso, com a marca Minecraft, nos Estados Unidos e no Reino Unido. É movimento que não para de se expandir, a ficção a alimentar o mundo físico, os adesivos roteiros dos eletrônicos de mãos dadas com inovações para turistas.
A Minecraft selou acordo com a Merlin Entertainments, segunda maior operadora de parques de diversões do mundo, atrás da Disney, com 135 atrações espalhadas por 24 países. Mais de 110 milhões de dólares serão investidos em duas atrações, cuja inauguração está prevista em duas etapas, em 2026 e 2027. Dando certo, outros brinquedos devem ser construídos fora dos Estados Unidos e da Inglaterra. Projeções de computador mostram como o visual repleto de cubos será construído, palpável, de fato. É estratégia chamada de “aventuras transformadas em realidade”.
Um dos exemplos recentes dentro dessa onda é a Super Nintendo World, área temática construída em dois parques da Universal, um no Japão e outro na Califórnia. Com atrações inspiradas em personagens como Mario e Donkey Kong, vem atraindo um público empolgado, gente que cresceu de mãos dadas com o bigodudo encanador e o simpático gorila. O interesse é tamanho que elas ganharão novidades em breve, e os brinquedos devem ser copiados em outros parques, um em Singapura e outro em Orlando, nos Estados Unidos.
Confira a matéria na íntegra por meio do link https://veja.abril.com.br/tecnologia/da-ficcao-para-o-real-fenomeno-minecraft-chega-aos-parques-tematicos/
Fonte: Veja
Legenda: Projeção do empreendimento: atrações para um público variado (Merlin Entertainments/.)