Mauricio de Sousa já vendeu mais de um bilhão de revistas em quadrinhos e tem publicado mais livros do que nunca. Só na última Bienal do Livro do Rio de Janeiro, foram lançados 44 novos títulos para as livrarias.
Para reconhecer essa conquista, a Câmara Brasileira do Livro fez uma homenagem ao desenhista, por sua obra e contribuição ao incentivo da leitura a milhares de crianças e jovens, durante a cerimônia de entrega do 57º Prêmio Jabuti. O evento aconteceu no dia 3 de dezembro, às 19h30, no Auditório Ibirapuera.
A ocasião também contou com os personagens Chico Bento, Zé Lelé, Mônica e Cebolinha. “Eu acredito em personagens. E que desenhos e letras são capazes de mudar um país e o mundo. Acho que todos que estamos aqui acreditamos. É uma honra para um ‘caipira’ como eu, lá de Santa Isabel, interior de São Paulo, receber esta homenagem, na noite mais importante para a literatura brasileira”, comenta Mauricio de Sousa.
Além da homenagem no Prêmio Jabuti, em 2016, a CBL organizará um concurso de redação onde Mauricio será o tema. As comemorações pelo aniversário de 80 anos do desenhista estão acontecendo desde o primeiro semestre de 2015, em diversos eventos, e devem invadir 2016 com outras homenagens.
2015