Isabelle Drummond interpreta Tina, personagem de Mauricio de Sousa, em peça teatral em cartaz

Produzida por Mauro Sousa, a adaptação teatral da Graphic Novel intitulada ‘Tina – Respeito’ segue em temporada até 3 de novembro, no Teatro das Artes, em São Paulo

A icônica personagem Tina e sua luta por respeito ganha uma inédita peça teatral adaptada da Graphic Novel intitulada Tina – Respeito, escrita pela quadrinista Fefê Torquato e lançada em 2019.  Idealizada pela Mauricio de Sousa Produções e produzida por Mauro Sousa, filho do cartunista, a peça teatral aborda questões atuais de gênero e assédio à mulher com intuito de despertar a conscientização para a importância do exercício pleno e abrangente do respeito como fio condutor de todas as relações.

A atriz Isabelle Drummond, que interpretou a personagem Tina no live-action Turma da Mônica - Laços, retorna ao papel da jornalista para estrear a peça teatral.  “É um momento que eu quero falar sobre histórias de mulheres, do ponto de vista feminino. Acredito que esse projeto prepara a nova geração para os tempos em que vivemos. É uma discussão muito atual, ainda muito necessária. Estou feliz em levar a Tina e essa pauta importante agora para os palcos, emocionada em estar em mais um projeto do nosso querido Mauricio de Sousa. Eu também sentia falta do teatro, acho que o ator não pode se desconectar dos palcos e da plateia. E quero estar mais próxima do teatro, apesar de estar investindo muito no cinema também”, conta Isabelle Drummond.

O projeto conta com a supervisão e direção geral de Mauro Sousa – que já acumula a direção de mais de 18 espetáculos da Turma da Mônica, entre os quais: Circo Turma da Mônica, sucesso de público, e o premiado infanto-juvenil Mônica e Cebolinha no mundo de Romeu e Julieta. A direção de conteúdo é de Marina Sousa, da Mauricio de Sousa Produções. Já a direção e preparação de elenco fica a cargo de Inês Aranha com codireção de Leandro Martins.

Mauro Sousa destaca a importância do projeto como uma plataforma vital de reflexão acerca dos cenários diversos de violência e insegurança vividos diariamente pelas mulheres e como a sororidade e a mudança de posturas enraizadas dos homens, são construções necessárias para minimizar essa problemática. “Trazer essa temática para uma adaptação teatral é uma oportunidade preciosa para jogar luz ao respeito, à sororidade e à admiração, ativados pela força que temos quando lutamos pela extinção de um mau comportamento”.

O elenco conta ainda com a participação do renomado ator e diretor Marco Antônio Pâmio, que fará o antagonista do espetáculo, Jairo. Pâmio foi vencedor de três prêmios APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) – sendo dois como ator e um como diretor. A peça terá o retorno de Camila Brandão e Gustavo Merighi, Pipa e Rolo, respectivamente, que integraram o elenco do longa-metragem “Turma da Mônica – Laços”; além de Lakis Faria (Kátia), Bia Toledo (Lúcia/Dulce), Diego Rodda (Joel), Rico Malta (Luis Mariano), Miriam Lima (Márcia Lamar/Marta), Giovanna Moreira (Sub-Tina) e Denis Goyos (Sub-Jairo).

A peça tem a chancela da ONU Mulheres, criada em 2010, com objetivo de unir, fortalecer e ampliar os esforços mundiais em defesa dos direitos humanos das mulheres. A equipe da instituição contribuiu com a leitura do roteiro, apontando a adequação da proposta à realidade do enfrentamento a violência contra as mulheres. O destaque da narrativa é a existência de uma rede de apoio que todas as mulheres podem acionar, para que cada uma delas não enfrente sozinha uma eventual situação de violência.

Música Tema: A música "Pra todas as mulheres", de autoria da cantora, compositora e musicista Mariana Nolasco, será a canção tema da peça "Tina - Respeito". A mensagem presente no refrão é como uma sinopse da peça, que trata da importância da rede de apoio para combater a violência contra as mulheres: "Abafaram nossa voz/mas se esqueceram de que não estamos sós".

A cantora enaltece a oportunidade de participar de um projeto que envolve a Mauricio de Sousa Produções, presente na infância de milhões de pessoas. “A Turma da Mônica faz parte da minha vida. É algo que com certeza me marcou e me ativa muitas memórias lindas e inspiradoras. Quando recebi o convite, parecia que estava resgatando uma parte da minha criança interior e realizando um sonho dela. Fiquei emocionada por poder fazer parte desse projeto com a Tina, personagem que traz muitas das dores e fortalezas que é ser uma mulher”, destaca Mariana Nolasco.

Relevância: Tina é uma personagem icônica dos quadrinhos brasileiros, criada por Mauricio de Sousa em 1970. Sua figura representa a evolução da cultura jovem no Brasil ao longo das décadas. Ela faz parte de uma juventude preocupada com o futuro, destacando seu papel na cultura e na sociedade brasileira. A adaptação para o teatro ganha nova importância ao abordar questões cotidianas do gênero feminino. Desde sua criação, Tina ultrapassou as expectativas de sua época, sendo uma jovem destemida e independente, o que inspirou muitas meninas a moldarem seus próprios destinos.

Estão previstas 26 apresentações, entre os dias 4 de outubro e 3 de novembro, com sessões às sextas-feiras – às 20h e aos sábados e domingos – às 17h e às 20h. Os ingressos estão disponíveis para venda por meio do site da Eventim e na bilheteria física do Teatro das Artes, localizado no Shopping Eldorado, em São Paulo. As sessões do espetáculo serão inclusivas, com acessibilidade física (disponível no teatro), libras, audiodescrição e legendas produzidas pela Alldub Group.

Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e o Programa de Ação Cultural – ProAC ICMS e Seven Boys apresentam: Tina – Respeito. Lei de Incentivo à Cultura Lei Rouanet.

Apresentado por Seven Boys - reconhecida marca de pães com mais de 70 anos de atuação no mercado brasileiro, e apoio da Leograf. Realização: Mauricio de Sousa Produções Ao Vivo. Ministério da Cultura - Governo Federal - Brasil - União e Reconstrução.


Tina - Respeito

Dia:  De 4 de outubro a 3 de novembro de 2024

Horários: Sextas-feiras, às 20h; sábados e domingos, às 17h e às 20h

Local: Teatro das Artes (Localizado em Shopping Eldorado)

Endereço: Av. Rebouças, 3970 - Store 409 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05402-600

Abertura dos portões: 45 minutos antes do evento

Classificação etária: 14 anos.

Aviso de gatilho: embora seja uma obra de ficção, o enredo aborda assuntos delicados tais quais situações de assédio contra a mulher.

Duração: 90 minutos.